Publication
A tecnologia móvel como potencializadora no desenvolvimento do protagonismo infantil: um olhar sobre inovação pedagógica
datacite.subject.fos | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Brazão, José Paulo Gomes | |
dc.contributor.advisor | Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante | |
dc.contributor.author | Campos, Ana Maria Andrade Haine | |
dc.date.accessioned | 2015-09-29T15:07:35Z | |
dc.date.available | 2015-09-29T15:07:35Z | |
dc.date.issued | 2015-05-07 | |
dc.date.submitted | 2015-09-29 | |
dc.description.abstract | O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm revolucionado a sociedade contemporânea, a escola nesse contexto é chamada a incorporar esses recursos não de forma acrítica ou como recurso auxiliar de ensino, mas como potencializador da construção do conhecimento. O Governo brasileiro através de políticas públicas educacionais vêm disseminando o uso das TIC nas escolas através de programas a exemplo do PROINFO e PROUCA, este último visa a distribuição de laptops educacionais na modalidade 1-1 às crianças. Essa pesquisa visa compreender as práticas pedagógicas na perspectiva de sua consideração como sendo ou não efetiva na melhoria objetivada enquanto inovação pedagógica e promoção do protagonismo infanto juvenil. Para tanto, foi necessário verificar se a utilização desse dispositivo móvel tem contribuído para a construção do conhecimento a ponto de permitir considerar as práticas pedagógicas como inovação pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico com análise de conteúdo, utilizando-se entrevistas com 10 professores e 30 alunos e observações participantes, fundamentada na abordagem Construcionista de Seymour Papert, base de sustentação teórica para a análise dos resultados. O estudo evidenciou, categorias, como: construção do conhecimento, mudança de prática, dificuldades e limitações, motivação e fascínio, mobilidade, acesso a internet, habilidades, autonomia, colaboração e autoria, através das quais foi possível compreender o objeto, como uma potencialidade, visto que, a persistência e a busca alternativa se fizeram presentes na superação gradativa das limitações e entraves que se mostraram no decorrer da pesquisa. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201899477 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/871 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | PROUCA | pt_PT |
dc.subject | Laptop educacional | pt_PT |
dc.subject | Construcionismo | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | A tecnologia móvel como potencializadora no desenvolvimento do protagonismo infantil: um olhar sobre inovação pedagógica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |