Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Navegando no mar sem fim da aprendizagem na terceira idade: uma investigação acerca do uso das TIC e de inovação pedagógica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Doutorado Moacir Jr Oficial.pdf6.15 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A pesquisa tem por objetivo investigar a existência de inovação pedagógica na aprendizagem dos discentes da terceira idade, através do uso das TIC, na Universidade Sem Fronteiras. A pesquisa, de base qualitativa, aconteceu durante o período de fevereiro/2017 a abril/2018. Utilizamos a observação participante, o diário de bordo e a análise documental como fontes de coletas de dados. Participaram da pesquisa o total de 38 pessoas, sendo 35 discentes e 03 docentes. Todos foram identificados pelas siglas I, para idoso, e P/M, para professores/mediadores. O foco do estudo são os alunos idosos. Os dados foram analisados à luz do diário de bordo, por meio do qual foi possível observar, a partir dos discursos dos discentes da terceira idade pesquisados, que a porta de entrada para a instituição é a etapa de aposentadoria; que o significado de aprender na velhice é algo que vem preencher um vazio deixado por não mais participar do mundo do trabalho, mas que se consideram ainda aptos a aprenderem. Para eles, a troca de informações com seus pares favorece muito a aprendizagem, já que o voltar a estudar é sentido pelos mesmos como algo muito útil, que revigora seu viver, provando que ainda podem construir seu próprio conhecimento. Ao utilizarem as TIC como ferramenta de aprendizagem, os mesmos indicam que houve um favorecimento muito grande, pela sua incursão no mundo digital, ao mesmo tempo que facilitou a dinamização da sua vida. Desta forma, concluiu-se que o ambiente de aprendizagem existente na UNISF favorece, e muito, o processo de inovação pedagógica, não só por ser um ambiente não-formal de aprendizagem, mas por provocar no seu alunado a busca por construir seus próprios conhecimentos, através das suas próprias experiências.
The research aims to investigate the existence of pedagogical innovation in the learning of the students of the third age, through the use of ICT, in the University Without Borders. The qualitative research, happened during the period of February / 2017 to April / 2018. We use participant observation, logbook and document analysis as sources of data collection. A total of 38 participants participated, of which 35 were students and 3 were teachers. All were identified by acronyms I for the elderly and P / M for teachers / mediators. The focus of the study are the senior students. The data were analyzed in the light of the logbook, in which it was possible to observe, from the discourses of the researched third age students, that the entrance to the institution is the retirement stage, that the meaning of learning in old age is something that comes to fill a void left by no longer participate in the world of work, but who consider themselves still apt to learn. For them the exchange of information with their peers greatly favors learning, since the return to study is felt by them as something very useful, that invigorates their living and proving that they can still build their own knowledge. By using ICT as a learning tool, they indicate that there has been a great favor for their foray into the digital world, while facilitating the dynamization of their lives. In this way, it was concluded that the existing learning environment at the UNISF favors a lot of the pedagogical innovation process, not only because it is a non-formal learning environment, but also because it causes students to build their own knowledge through their own experiences.

Description

Keywords

Terceira idade Aprendizagem Conhecimento Inovação pedagógica TIC Third age Learning Knowledge Pedagogical innovation ICT Ciências da Educação, especialidade em Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License