Browsing by Issue Date, starting with "2019-05-24"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Jaime MonizPublication . Pita, Diogo João Jardim; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Correia, Ana Lusa Rodrigues Figueira de SousaNo culminar do processo de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário no ano letivo 2017/2018 a uma turma de ensino secundário regular (12º ano), a um CEF e uma turma de ensino básico, surge este documento que abarca todo o processo. O principal objetivo deste, está orientado para a análise e reflexão de um conjunto de experiências, aprendizagens e problemáticas que envolvem todo este processo de estágio pedagógico, bem como, o que todo este processo transformativo nos deu e nos fez dar. A experiência, fez-nos ver que ser docente não se limita ao ato de lecionar aulas, mas sim, ter a capacidade de olhar para a sua turma como um todo, e ao mesmo tempo individualmente, tendo a capacidade de gerir processos que lhe permitam tomar decisões em contexto didático pedagógico. Em suma, a competência do professor é transformada por todo o envolvimento e experiências que da gestão do processo ensino-aprendizagem proporciona, através do desenvolvimento de planeamentos, observações, lecionação de aulas e avaliações, a envolvência com as suas turmas e todos os estímulos que este recebe dessa mesma envolvência e que resulta em eficiência para os seus processos. Assim sendo, é necessário deixar presente que o aluno é o centro do processo, e, em alunos em término de ciclo de estudos, é mais do que necessário facultar-lhes, ferramentas que permitam continuar a prática de desporto ou atividade física na sua vida.
- Navegando no mar sem fim da aprendizagem na terceira idade: uma investigação acerca do uso das TIC e de inovação pedagógicaPublication . Souza Júnior, Moacir de; Correia, Fernando Luís de Sousa; Queiroz, Zuleide Fernandes deA pesquisa tem por objetivo investigar a existência de inovação pedagógica na aprendizagem dos discentes da terceira idade, através do uso das TIC, na Universidade Sem Fronteiras. A pesquisa, de base qualitativa, aconteceu durante o período de fevereiro/2017 a abril/2018. Utilizamos a observação participante, o diário de bordo e a análise documental como fontes de coletas de dados. Participaram da pesquisa o total de 38 pessoas, sendo 35 discentes e 03 docentes. Todos foram identificados pelas siglas I, para idoso, e P/M, para professores/mediadores. O foco do estudo são os alunos idosos. Os dados foram analisados à luz do diário de bordo, por meio do qual foi possível observar, a partir dos discursos dos discentes da terceira idade pesquisados, que a porta de entrada para a instituição é a etapa de aposentadoria; que o significado de aprender na velhice é algo que vem preencher um vazio deixado por não mais participar do mundo do trabalho, mas que se consideram ainda aptos a aprenderem. Para eles, a troca de informações com seus pares favorece muito a aprendizagem, já que o voltar a estudar é sentido pelos mesmos como algo muito útil, que revigora seu viver, provando que ainda podem construir seu próprio conhecimento. Ao utilizarem as TIC como ferramenta de aprendizagem, os mesmos indicam que houve um favorecimento muito grande, pela sua incursão no mundo digital, ao mesmo tempo que facilitou a dinamização da sua vida. Desta forma, concluiu-se que o ambiente de aprendizagem existente na UNISF favorece, e muito, o processo de inovação pedagógica, não só por ser um ambiente não-formal de aprendizagem, mas por provocar no seu alunado a busca por construir seus próprios conhecimentos, através das suas próprias experiências.