Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoDiogoPita.pdf27.2 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No culminar do processo de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário no ano letivo 2017/2018 a uma turma de ensino secundário regular (12º ano), a um CEF e uma turma de ensino básico, surge este documento que abarca todo o processo. O principal objetivo deste, está orientado para a análise e reflexão de um conjunto de experiências, aprendizagens e problemáticas que envolvem todo este processo de estágio pedagógico, bem como, o que todo este processo transformativo nos deu e nos fez dar. A experiência, fez-nos ver que ser docente não se limita ao ato de lecionar aulas, mas sim, ter a capacidade de olhar para a sua turma como um todo, e ao mesmo tempo individualmente, tendo a capacidade de gerir processos que lhe permitam tomar decisões em contexto didático pedagógico. Em suma, a competência do professor é transformada por todo o envolvimento e experiências que da gestão do processo ensino-aprendizagem proporciona, através do desenvolvimento de planeamentos, observações, lecionação de aulas e avaliações, a envolvência com as suas turmas e todos os estímulos que este recebe dessa mesma envolvência e que resulta em eficiência para os seus processos. Assim sendo, é necessário deixar presente que o aluno é o centro do processo, e, em alunos em término de ciclo de estudos, é mais do que necessário facultar-lhes, ferramentas que permitam continuar a prática de desporto ou atividade física na sua vida.
At the culmination of the pedagogical internship process carried out at the Jaime Moniz Secondary School, in the scope of the master’s degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education in the 2017/2018 school year to a regular secondary class (12th year), a CEF and a class of basic education, this document appears that covers the whole process. The main objective of this is oriented to the analysis and reflection of a set of experiences, learning and problems that involve all this process of pedagogic stage, as well as, what this whole transformative process gave us and made us give Experience has shown us that being a teacher is not limited to teaching classes, but rather, having the ability to look at your class as a whole, but at the same time individually, having the ability to manage processes that allow you to make decisions in pedagogical didactic context. In short, the competence of the teacher is transformed by all the involvement and experiences that the management of the teaching-learning process provides, through the development of planning, observations, lecturing of classes and assessments, the involvement with their classes and all the stimuli that it receives from this same environment and results in efficiency for its processes. Therefore, it is necessary to make present that the student is the center of the process, and, in students at the end of the cycle of studies, it is more than necessary to provide them, tools that allow to continue the practice of sport or physical activity in their life.

Description

Keywords

Educação física Ensino-aprendizagem Docente Estágio pedagógico Alunos Physical education Teaching - learning Teacher Pedagogical internship Students Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License