Repository logo
 
Publication

Percepções dos professores em relação ao sucesso escolar: o contributo do desporto e da psicologia na elaboração de estratégias de promoção e de intervenção na educação

dc.contributor.authorNóbrega, Sofia Mara Aveiro de
dc.date.accessioned2010-09-22T13:41:38Z
dc.date.available2010-09-22T13:41:38Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractO propósito deste estudo foi estudar as percepções de sucesso que os professores da RAM têm em relação ao sucesso dos alunos, e analisar estas percepções tanto a nível das medidas de combate ao abandono escolar, como ao nível dos factores de sucesso escolar. Procurou-se também averiguar a associação dessas mesmas percepções em relação aos dados biográficos (género, grau académico, experiência profissional, nível de ensino, idade). A amostra foi constituída por 1056 professores, 340 do sexo masculino e 710 do sexo feminino (os restantes 6 foram omissos). As medidas para combater ou diminuir o abandono escolar e os factores e causas de sucesso foram determinadas através de um questionário que apresenta garantias de objectividade, validade e fidelidade. O tratamento estatístico incluiu uma análise descritiva e uma análise inferencial através do Teste do qui-quadrado, de forma a se encontrarem associações significativas entre as variáveis em estudo e a poder explicar a natureza dessas relações. Algumas das principais conclusões obtidas nesta pesquisa foram: 1) É possível identificar variáveis que influenciam significativamente as percepções dos professores sobre medidas para combater ou diminuir o abandono escolar, relacionadas com a família/encarregados de educação; 2) É possível identificar variáveis que influenciam significativamente as percepções dos professores sobre medidas para combater ou diminuir o abandono escolar relacionadas com os próprios professores; 3) É possível identificar variáveis que influenciam significativamente as percepções dos professores sobre medidas para combater ou diminuir o abandono escolar relacionadas com a estrutura, organização escolar e o meio envolvente; 4) possível identificar variáveis que influenciam significativamente as percepções dos professores sobre factores ou causas de sucesso escolar, relacionados com os alunos; 5) É possível identificar variáveis que influenciam significativamente as percepções dos professores sobre factores ou causas de sucesso escolar relacionados com a família/encarregados de educação; 6) É possível identificar variáveis que influenciam significativamente as percepções dos professores sobre factores ou causas de sucesso escolar relacionados com os professores; 7) É possível identificar variáveis que influenciam significativamente as percepções dos professores sobre factores ou causas de sucesso escolar relacionados com a estrutura/organização escolar e o contexto envolvente.por
dc.description.sponsorshipOrientadores: Helder Manuel Arsénio Lopes e Maria Luísa Pereira Soarespor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/84
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Madeirapor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectMedidas de avaliaçãopor
dc.subjectMadeira (Portugal)por
dc.subjectActividade Física e Desportopor
dc.subject.
dc.subjectCentro de Ciências Sociais
dc.titlePercepções dos professores em relação ao sucesso escolar: o contributo do desporto e da psicologia na elaboração de estratégias de promoção e de intervenção na educaçãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Actividade Física e Desporto

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoSofiaNóbrega.pdf
Size:
700.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: