Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio realizado na escola básica e secundária Dr.Ângelo Augusto da Silva

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
dc.contributor.advisorNóbrega, José Adérito
dc.contributor.authorSardinha, Roberto Alexandre Spínola
dc.date.accessioned2016-02-01T15:49:40Z
dc.date.available2016-03-02T01:30:10Z
dc.date.issued2014-11
dc.description.abstractEste Relatório Final surge na sequência do Estágio Pedagógico no âmbito do mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Madeira. Desenrolou-se na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, numa turma de 10º ano de escolaridade, e representa a primeira etapa da nossa formação profissional, experiência rica pela variedade das situações experienciadas e pelas aprendizagens que nos permitiram melhorar o desempenho na sala de aula, através da aquisição de competências e reformulação de atitudes. Engloba a descrição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas e os principais procedimentos e estratégias adotadas na condução da prática letiva (gestão do processo Ensino-Aprendizagem e Assistência às Aulas), as Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e Integração no Meio (Caraterização da Turma, Estudo de Caso e Ação de Extensão Curricular) e a concretização das Ações de Natureza CientíficoPedagógica, Individual e Coletiva. Em cada atividade apresentamos os procedimentos relativos ao planeamento, realização e avaliação, com reflexões sobre as opções e decisões tomadas ao longo do ano letivo. Finalmente, o relatório aborda as principais dificuldades sentidas no estágio, os modos de superação de situações de constrangimento, a regulação da prática pedagógica e o impacto do estágio nos alunos e na comunidade escolar. Todas as experiências vivenciadas, as aprendizagens realizadas e as competências adquiridas e consolidadas com o apoio dos orientadores científico e cooperante, foram importantes para que hoje a prática da docência na área da Educação Física seja perspetivada com mais confiança. Para Frontoura (2005), o estágio é um momento crucial no processo de transição de aluno para professor, que engloba vários fatores importantes a ter em consideração na sua formação, entre os quais salientamos o contato com a realidade escolar, que para a maioria dos estagiários é o primeiro contato com o ensino.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1041
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectActividadespt_PT
dc.subjectPlaneamentopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio realizado na escola básica e secundária Dr.Ângelo Augusto da Silvapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoRobertoSardinha.pdf
Size:
1.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: