Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
484.89 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de estágio tem como objectivo principal descrever a minha
reflexão geral do que foi o meu ano de estágio pedagógico e, também, uma análise e
reflexão da minha experiência com a introdução das tecnologias de informação e
comunicação (TIC), nomeadamente o software Geogebra, na aprendizagem dos alunos
na temática da Função Quadrática do 10ºAno. Na minha reflexão do estágio, procurei
transmitir tudo o que senti e aprendi nesta minha passagem pela Escola Básica e
Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, nomeadamente nas turmas um e quatro do
10ºAno e a turma um do 9º Ano de escolaridade enquanto que, na análise da experiência que efectuei, procurei compreender se as TIC foram ou não facilitadoras da aprendizagem dos meus alunos.
A questão central deste meu estudo foi: (1) A introdução das TIC na aula de
Matemática é imprescindível na aprendizagem do aluno? Para responder a esta questão
utilizei uma investigação qualitativa. Desta forma recolhi os dados através de uma
observação participante e, também da interpretação do meu orientador cooperante e da minha colega de estágio. Para completar a minha recolha de dados recorri a gravações
em suporte audiovisual.
Depois de uma análise profunda dos dados recolhidos pude concluir que: (i) a
introdução das TIC na temática da Função Quadrática, nomeadamente o software
Geogebra, foi uma mais-valia para a aprendizagem dos alunos do 10º1, não só por ser um instrumento motivador como também foi uma ferramenta facilitadora do seu
processo de aprendizagem.
Description
Keywords
Ferramentas/Facilitadores de aprendizagem matemática Tecnologias da informação e da comunicação Software Geogebra . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia