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Authors
Abstract(s)
É consensual na literatura e nos meios de comunicação social a crescente divulgação
dos casos de indisciplina escolar, tendo estes assumido uma posição sociomediática a
nível nacional e internacional. A frequência e complexidade desta temática fazem com
que sejam cada vez mais crescentes os estudos científicos onde se pretende encontrar os factores/causas, as estratégias e o modo de prevenção da indisciplina escolar.
Esta investigação teve como principal intuito compreender quais as causas da
indisciplina escolar, tendo em conta a análise de quatro variáveis explícitas: contexto familiar, rendimento socioeconómico, motivação escolar e rendimento escolar. A amostra é composta 66 sujeitos entre os 10 e os 17 anos de idade (10 raparigas e 56 rapazes), divididos em dois grupos distintos (grupo de indisciplina e grupo comparação), que se encontram a frequentar uma escola do 2.º e 3.º Ciclo do ensino básico, situada no Funchal, Região Autónoma da Madeira, Portugal. Para a recolha
parcial de dados foi utilizado o Questionário de Motivação Escolar - QME.
Os resultados indicam uma clara associação entre baixa motivação escolar e baixo
rendimento escolar com a ocorrência de indisciplina. Quanto ao contexto familiar e o
rendimento socioeconómico, a associação já não é tão evidente, dado que somente o
estado civil dos pais dos alunos (divorciados) e o tipo de habitação (social) se encontra maioritariamente associado aos alunos com comportamentos indisciplinados.
Description
Keywords
Indisciplina Causas da indisciplina Características familiares Rendimento socioeconómico Motivação escolar Rendimento escolar Psicologia da Educação . Centro de Artes e Humanidades