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Aplicação de retroanálise na escavação de um túnel na Ilha da Madeira

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpt_PT
dc.contributor.advisorLobo, João Paulo Martins da Silva
dc.contributor.advisorMiranda, Tiago Filipe da Silva
dc.contributor.authorCaldeira, Tiago Sousa Melo Gouveia
dc.date.accessioned2016-04-28T11:25:17Z
dc.date.available2016-05-28T00:30:09Z
dc.date.issued2015-11
dc.description.abstractPretende-se determinar os parâmetros geomecânicos de um maciço atravessado por um túnel construído na ilha da Madeira, através de retroanálise. Para tal, recorre-se a um modelo numérico tridimensional para simular o avanço da escavação e a dados obtidos a partir da instrumentação da obra, nomeadamente, através da medição de convergências e deslocamentos superficiais. A análise numérica é aplicada a um problema de identificação de parâmetros geomecânicos, em três secções localizadas muito próximas do emboquilhamento do Faial, do túnel do Faial/Cortado. Este problema rege-se por um comportamento elástico perfeitamente plástico e um critério de rotura de Mohr-Coulomb. Para a resolução do problema recorreu-se à utilização do software de diferenças finitas, FLAC3D, tendo-se usufruído da sua base de programação para modelar o processo complexo de escavação e suporte do túnel. A modelação tridimensional no FLAC3D é conseguida através da sua linguagem de programação interna, FISH, criando funções capazes de simular o processo da escavação parcial, instalação dos elementos de suporte, e monitorizar e extrair as variáveis pretendidas. Numa primeira fase realizou-se uma análise paramétrica relativamente ao comportamento do maciço fazendo variar alguns parâmetros geomecânicos deste. Numa segunda fase do estudo, procedeu-se à otimização de um conjunto de parâmetros elásticos e resistentes, intrínsecos ao material envolvente do túnel, através de retroanálise. A otimização dos parâmetros foi realizada por meio da utilização de expressões de cálculo de medida de dispersão estatística entre os dados obtidos a partir da instrumentação em obra e os resultados correspondentes obtidos a partir da análise numérica. Os valores obtidos para os diferentes parâmetros do maciço rochoso foram comparados com os respetivos valores recolhidos na bibliografia para maciços da ilha da Madeira, bem como com os valores previstos pela caracterização geomecânica efetuada durante a fase de construção do túnel objeto de estudo.pt_PT
dc.identifier.tid201143488
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1144
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEngenharia Civilpt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectTúneispt_PT
dc.subjectEscavaçãopt_PT
dc.subjectRetroanálisept_PT
dc.subjectDeslocamentospt_PT
dc.subjectConvergênciaspt_PT
dc.subjectGeomecânicapt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectParâmetros elásticospt_PT
dc.subjectParâmetros de resistênciapt_PT
dc.subjectInstrumentaçãopt_PT
dc.subjectFlac3Dpt_PT
dc.subjectEngenharia Civilpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleAplicação de retroanálise na escavação de um túnel na Ilha da Madeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação submetida para o grau de Mestre em Engenharia Civilpt_PT

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