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Abstract(s)
This study aimed to investigate the differences between children aged 3 to 5 years old in a outdoors orienteering route, with an oblique aerial photo. Additionally we intended to investigate the differences between the children according to the location or sport familiarity. The sample consisted of 218 children divided into three groups. One group of children unfamiliar with the location or the sport (n = 107), another only familiar with the location (n = 104) and another group only familiar with the sport (n = 7). The task was presented as a "treasure hunt" game where children would have to find four control points. To obtain data on the route characteristics children transported a global positioning system, a timing system and a camera.
Results show that increasing age also increases orienting ability and that familiarity with location accentuates the difference between ages especially between 3 to 5 years old. Children who are familiar with the sport are more likely to perform more efficiently in unknown locations. Children unfamiliar with the location or with the sport had lower guidance capacity and significantly differ from those children familiar with the location. Location or sport familiarity influence was not observed in children aged 3 years old who have achieved all checkpoints. In this study experience seems to determine the abilities of an individual perception to apprehend the environment structures for better orientation.
Este estudo teve por objetivo verificar as diferenças entre crianças dos 3 aos 5 anos de idade na realização de um percurso de orientação ao ar livre, com uma fotográfica aérea oblíqua. Adicionalmente pretende-se verificar as diferenças entre as crianças de acordo com a familiaridade com o local ou com orientação. A amostra deste estudo foi constituída por 218 crianças dos 3 aos 5 anos divididas em três grupos. Um dos grupos foi constituído por crianças não familiarizadas com o local nem com a orientação (n = 107), outro grupo familiarizadas com o local (n = 104) e outro grupo familiarizadas com a orientação desportiva (n = 7). A tarefa foi apresentada como um jogo do tipo “caça ao tesouro” onde as crianças teriam de procurar quatro pontos de controlo. Para obtenção dos dados das características dos percursos as crianças transportaram um sistema de posicionamento global e um sistema de temporização e uma câmara de filmar. Os resultados mostram que com o aumento da idade aumenta também a capacidade de orientação e que a familiaridade com o local acentua a diferença entre idades principalmente entre os 3 e os 5 anos de idade. As crianças que estão familiarizadas com a orientação estão mais aptas para realizar de forma mais eficiente orientação em locais desconhecidos. Crianças não familiarizadas com o local nem com a orientação tem menor capacidade de orientação e diferenciam-se significativamente das crianças familiarizadas com o local. Nas crianças de 3 anos que conseguiram alcançar todos os pontos de controlo não se verificou influência da familiaridade com o local ou com a orientação. Neste estudo a experiência parece determinar as habilidades de perceção do individuo em apreender as estruturas do ambiente para uma melhor orientação.
Este estudo teve por objetivo verificar as diferenças entre crianças dos 3 aos 5 anos de idade na realização de um percurso de orientação ao ar livre, com uma fotográfica aérea oblíqua. Adicionalmente pretende-se verificar as diferenças entre as crianças de acordo com a familiaridade com o local ou com orientação. A amostra deste estudo foi constituída por 218 crianças dos 3 aos 5 anos divididas em três grupos. Um dos grupos foi constituído por crianças não familiarizadas com o local nem com a orientação (n = 107), outro grupo familiarizadas com o local (n = 104) e outro grupo familiarizadas com a orientação desportiva (n = 7). A tarefa foi apresentada como um jogo do tipo “caça ao tesouro” onde as crianças teriam de procurar quatro pontos de controlo. Para obtenção dos dados das características dos percursos as crianças transportaram um sistema de posicionamento global e um sistema de temporização e uma câmara de filmar. Os resultados mostram que com o aumento da idade aumenta também a capacidade de orientação e que a familiaridade com o local acentua a diferença entre idades principalmente entre os 3 e os 5 anos de idade. As crianças que estão familiarizadas com a orientação estão mais aptas para realizar de forma mais eficiente orientação em locais desconhecidos. Crianças não familiarizadas com o local nem com a orientação tem menor capacidade de orientação e diferenciam-se significativamente das crianças familiarizadas com o local. Nas crianças de 3 anos que conseguiram alcançar todos os pontos de controlo não se verificou influência da familiaridade com o local ou com a orientação. Neste estudo a experiência parece determinar as habilidades de perceção do individuo em apreender as estruturas do ambiente para uma melhor orientação.
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Keywords
Orientação Mapa Crianças Localização de objetos Navegação Orientation Map Children Location objects Navigation . Faculdade de Ciências Sociais