Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
88.69 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As crianças do jardim de infância/pré-escola são um grupo de utilizadores muito
especiais, uma vez que se encontram numa fase inicial das suas vidas onde têm de
aprender a viver em sociedade, isto é, aprender a ouvir e respeitar as opiniões dos
outros, partilhar os mesmos objectos e também a ajudar-se mutuamente. Este estudo
mostra que através da utilização da tecnologia Realidade Aumentada, estas crianças são capazes de colaborar de uma forma espontânea suportada pela motivação, envolvimento e curiosidade.
Descreve-se o design e a avaliação de um jogo de Realidade Aumentada, que
consiste num sistema educativo para o ensino de crianças do pré-escolar. Este jogo
permite que as crianças explorem conceitos tais como os animais e os meios onde vivem
através de marcadores de Realidade Aumentada e de um tabuleiro de madeira. Estes
marcadores consistem nas peças do jogo e através deles, as crianças podem manipular
objectos virtuais em 3D.
Foram realizados testes com diversas turmas de crianças em diferentes ambientes de aprendizagem, nomeadamente em escolas e num museu. Os resultados sugerem que o jogo é eficaz para obter níveis altos de concentração, motivação e colaboração entre as crianças, particularmente quando o feedback do jogo é fornecido de forma imediata. Os resultados mostram também que o jogo tem um impacto positivo sobre a experiência de aprendizagem das crianças.
Description
Keywords
Realidade aumentada Sistemas de aprendizagem interactivos Aprendizagem colaborativa Questões pedagógicas Suporte da aprendizagem das crianças Engenharia Informática . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia