Repository logo
 
Publication

A problemática da indisciplina num processo não centrado no docente

dc.contributor.advisorLopes, Helder
dc.contributor.advisorFernando, Ana Catarina
dc.contributor.authorSimões, Joana Catarina Marques
dc.date.accessioned2012-10-16T14:32:03Z
dc.date.available2012-10-16T14:32:03Z
dc.date.issued2012-10-16
dc.date.submitted2010
dc.description.abstractA educação é um processo que visa garantir o desenvolvimento do indivíduo, nas suas capacidades e potencialidades, que se realiza em vários contextos, pelo que levantámos a questão da necessidade de ajustamento a diferentes enquadramentos. As opções e soluções utilizadas na resposta aos problemas identificados, nomeadamente, no âmbito do actual sistema educativo, são pouco promotoras da mudança necessária, pois muitas vezes não são considerados os condicionamentos gerados pela utilização de processos inadequados aos contextos e aos alunos. Neste trabalho procurámos compreender os problemas de indisciplina, tendo em consideração as necessidades específicas de cada aluno e contribuir para uma nova estruturação do pensamento. Na análise que realizámos constatámos que grande parte das soluções encontradas não respondia ao nosso problema, daí a necessidade de compreender os contextos inter-relacionados de modo a que pudéssemos, encontrar respostas coerentes e exequíveis. Metodologicamente seguimos um processo que permitiu a construção de uma conjectura de formas de actuação na solução de problemas de indisciplina, assim como, a forma de a procurar refutar. Tratámos, assim, problemas cuja solução tivesse implícita a necessidade de solicitar comportamentos que conduzissem ao desenvolvimento das capacidades e das potencialidades, que mais eficientemente respondessem aos objectivos mediatos e imediatos, e que nos ajudassem a compreender todo o processo. Com este trabalho apresentamos uma nova estruturação do pensamento que possibilita uma actuação coerente no contexto dos vários quadros e permite responder aos eventuais problemas disciplinares de uma forma efectiva e integrada no processo pedagógico, no âmbito da docência da disciplina de Educação Física.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/281
dc.language.isoporpor
dc.subjectProcesso pedagógicopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectIndisciplinapor
dc.subjectRendimentopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleA problemática da indisciplina num processo não centrado no docentepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Actividade Física e Desportopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoJoanaSimões.pdf
Size:
1.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: