Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCamacho, Maria José de Jesus
dc.contributor.authorViveiros, Tânia Raquel Carvalho
dc.date.accessioned2016-09-20T09:07:11Z
dc.date.available2016-10-20T00:30:09Z
dc.date.issued2016-05
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Ao longo do corpo do mesmo encontram-se descritas as intervenções pedagógicas realizadas no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, antecedidas por uma fundamentação teórica que constituiu a base de toda a ação pedagógica nos diferentes contextos educativos. No pré-escolar a ação realizou-se no Infantário “O Carrocel”, com crianças entre os três e os cinco anos, e decorreu em torno de uma problemática de investigação-ação que visava o desenvolvimento da socialização das crianças do grupo em questão. No 1.º ciclo do ensino básico, a intervenção realizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Ladeira, numa turma de 3.º ano de escolaridade e teve como objetivo a adoção de estratégias que possibilitassem o desenvolvimento da motivação dos alunos, bem como a aquisição de hábitos de trabalho. Com o intuito de adequar e melhorar a prática para que atendesse aos interesses e necessidades das crianças, foi adotada uma postura reflexiva desde o início até o seu términus. Sendo o docente um profissional prático-reflexivo, é possível construir a sua identidade profissional ao longo da sua intervenção contextualizada ao meio, e que de forma desconcentrada proporciona atividades diversificadas num sistema educativo centralizado. Com as atividades apresentadas, pretendeu-se proporcionar às crianças momentos de aprendizagem ativa e significativa, onde os seus conhecimentos prévios foram valorizados e potencializavam o seu desenvolvimento através de uma atitude experiencial de forma autónoma. Assim, através das atividades cooperativas, interdisciplinares, com recurso a material didático diversificado e ao valorar a relação escola-família, foi possível contribuir para uma melhor qualidade na educação baseada nos pressupostos de vários pedagogos.pt_PT
dc.identifier.tid201343428
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1238
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiências da educaçãopt_PT
dc.subjectInvestigação-acçãopt_PT
dc.subjectAprendizagem ativapt_PT
dc.subjectAprendizagem significativapt_PT
dc.subjectSistemas educativospt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectAção pedagógicapt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectTrabalho de grupopt_PT
dc.subjectAtividades cooperativaspt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectTrabalho de projetopt_PT
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_PT
dc.subjectInfantário O Carrocelpt_PT
dc.subjectEscola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Ladeirapt_PT
dc.subjectEstágios pedagógicospt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1.º Ciclopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoTâniaViveiros.pdf
Size:
5.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: