Publication
Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Camacho, Maria José de Jesus | |
dc.contributor.author | Viveiros, Tânia Raquel Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2016-09-20T09:07:11Z | |
dc.date.available | 2016-10-20T00:30:09Z | |
dc.date.issued | 2016-05 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Ao longo do corpo do mesmo encontram-se descritas as intervenções pedagógicas realizadas no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, antecedidas por uma fundamentação teórica que constituiu a base de toda a ação pedagógica nos diferentes contextos educativos. No pré-escolar a ação realizou-se no Infantário “O Carrocel”, com crianças entre os três e os cinco anos, e decorreu em torno de uma problemática de investigação-ação que visava o desenvolvimento da socialização das crianças do grupo em questão. No 1.º ciclo do ensino básico, a intervenção realizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Ladeira, numa turma de 3.º ano de escolaridade e teve como objetivo a adoção de estratégias que possibilitassem o desenvolvimento da motivação dos alunos, bem como a aquisição de hábitos de trabalho. Com o intuito de adequar e melhorar a prática para que atendesse aos interesses e necessidades das crianças, foi adotada uma postura reflexiva desde o início até o seu términus. Sendo o docente um profissional prático-reflexivo, é possível construir a sua identidade profissional ao longo da sua intervenção contextualizada ao meio, e que de forma desconcentrada proporciona atividades diversificadas num sistema educativo centralizado. Com as atividades apresentadas, pretendeu-se proporcionar às crianças momentos de aprendizagem ativa e significativa, onde os seus conhecimentos prévios foram valorizados e potencializavam o seu desenvolvimento através de uma atitude experiencial de forma autónoma. Assim, através das atividades cooperativas, interdisciplinares, com recurso a material didático diversificado e ao valorar a relação escola-família, foi possível contribuir para uma melhor qualidade na educação baseada nos pressupostos de vários pedagogos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201343428 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1238 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
dc.subject | Investigação-acção | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_PT |
dc.subject | Sistemas educativos | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Ação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Trabalho de grupo | pt_PT |
dc.subject | Atividades cooperativas | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Trabalho de projeto | pt_PT |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Infantário O Carrocel | pt_PT |
dc.subject | Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Ladeira | pt_PT |
dc.subject | Estágios pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário O Carrocel e na Escola EB1/PE da Ladeira | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |