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Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1/PE da Achada e no Infantário O Golfinho
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Kotecki, Ana Maria França Freitas Kot | |
dc.contributor.author | Serrão, Ana Sofia Gomes | |
dc.date.accessioned | 2016-01-22T14:23:36Z | |
dc.date.available | 2016-02-23T01:30:11Z | |
dc.date.issued | 2015-05 | |
dc.description.abstract | O relatório enunciado representa o culminar de todo um processo em que envolve os estágios em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção educativa desenvolveu-se na Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico com PréEscolar da Achada, no 2.º Ano, e no Infantário O Golfinho, numa sala de creche. Toda a ação pedagógica teve como base os momentos de observação, planificação e ação que levaram a uma reflexão contínua, tornando possível a definição de questões que, posteriormente, possibilitaram uma metodologia de investigação-ação. No 1.º Ciclo do Ensino Básico, com crianças cujas idades eram entre os sete e nove anos, a questão orientadora da investigação foi: De que forma é que o trabalho cooperativo pode contribuir para a aquisição e desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º Ano? Neste sentido, foram postas em prática várias atividades e estratégias alicerçadas no trabalho cooperativo, na aquisição de competências sociais e na aprendizagem pela ação. Para a Educação de Infância, com crianças cujas idades eram entre os 18 e os 30 meses, a questão orientadora da investigação foi: Como contribuir para o desenvolvimento da autonomia, através de atividades promotoras do desenvolvimento global de crianças entre os 18 e os 30 meses? Consequentemente, as estratégias desenvolvidas tiveram como intencionalidade a promoção da autonomia através da rotina diária, o contacto com o meio envolvente e o desenvolvimento motor, pressupostos pertinentes e fulcrais para o desenvolvimento global das crianças nestas idades. Com estas atividades e estratégias foi possível concluir que o docente, ao organizar a sua ação, tendo em conta um ambiente cooperativo, democrático e a participação ativa das crianças, fez com que a aprendizagem destas se tornasse mais sustentada e significativa. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1017 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação de infância | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Metodologias | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Intervenção educativa | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Escola EB1/PE da Achada e no Infantário O Golfinho | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |