Publication
Relatório de estágio pedagógico no âmbito da formação inicial de professores, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gouveia, Élvio Rúbio Quintal | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Carina Fabiana Pestana | |
dc.date.accessioned | 2016-05-10T10:29:21Z | |
dc.date.available | 2016-06-10T00:30:08Z | |
dc.date.issued | 2015-09 | |
dc.description.abstract | O Estágio Pedagógico (EP) é um dos momentos com mais significado para a formação inicial dos professores. O objetivo deste relatório foi descrever e refletir as estratégias pedagógicas utilizadas nas quatro áreas de intervenção das linhas programáticas do EP: a prática letiva, as atividades de integração no meio, as atividades de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. O nosso EP foi realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro durante o ano letivo de 2014/2015. O núcleo de estágio foi constituído por duas estagiárias. A prática letiva foi realizada em duas turmas da escola, uma do 9º ano do ensino regular e uma do 12º ano do ensino profissional (turma partilhada). Inclui-se ainda neste ponto a conceptualização de um instrumento de observação e a assistência a aulas. As atividades de integração no meio foram compostas pelas atividades de apoio à direção de turma: (1) caraterização da turma, e (2) estudo caso. Um conhecimento aprofundado da turma permite aos professores delinear de uma forma mais adequadas as atividades pedagógicas ao longo do ano letivo. Estas atividades culminaram com a ação de extensão curricular, onde se promoveu a aproximação entre a escola e os encarregados de educação. Relativamente à atividade de intervenção na comunidade escolar, dirigida para toda a comunidade educativa, teve como objetivo a promoção de atividade física na escola. Finalmente, as atividades de natureza científico-pedagógica tiveram como propósito refletir sobre o papel e a importância do Professor de Educação Física na promoção da atividade física utilizando o exemplo do Voleibol e do Atletismo (ação coletiva), e consciencializar os professores sobre as potencialidades e contributos do Voleibol num plano formativo/educativo, facultando ferramentas metodológicas (ação individual). O Estágio Pedagógico veio contribuir para a aquisição de uma nova visão sobre a prática profissional docente em Educação Física e um desenvolvimento da capacidade autocrítica sobre a prática profissional. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1155 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Ensino Secundário | pt_PT |
dc.subject | Estágios pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Ensino de educação física | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Gestão do processo ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Atividades extracurriculares | pt_PT |
dc.subject | Intervenção na comunidade escolar | pt_PT |
dc.subject | Integração no meio | pt_PT |
dc.subject | Desporto | pt_PT |
dc.subject | Actividade de natureza científico-pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio pedagógico no âmbito da formação inicial de professores, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |