Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio pedagógico no âmbito da formação inicial de professores, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGouveia, Élvio Rúbio Quintal
dc.contributor.authorRodrigues, Carina Fabiana Pestana
dc.date.accessioned2016-05-10T10:29:21Z
dc.date.available2016-06-10T00:30:08Z
dc.date.issued2015-09
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico (EP) é um dos momentos com mais significado para a formação inicial dos professores. O objetivo deste relatório foi descrever e refletir as estratégias pedagógicas utilizadas nas quatro áreas de intervenção das linhas programáticas do EP: a prática letiva, as atividades de integração no meio, as atividades de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. O nosso EP foi realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro durante o ano letivo de 2014/2015. O núcleo de estágio foi constituído por duas estagiárias. A prática letiva foi realizada em duas turmas da escola, uma do 9º ano do ensino regular e uma do 12º ano do ensino profissional (turma partilhada). Inclui-se ainda neste ponto a conceptualização de um instrumento de observação e a assistência a aulas. As atividades de integração no meio foram compostas pelas atividades de apoio à direção de turma: (1) caraterização da turma, e (2) estudo caso. Um conhecimento aprofundado da turma permite aos professores delinear de uma forma mais adequadas as atividades pedagógicas ao longo do ano letivo. Estas atividades culminaram com a ação de extensão curricular, onde se promoveu a aproximação entre a escola e os encarregados de educação. Relativamente à atividade de intervenção na comunidade escolar, dirigida para toda a comunidade educativa, teve como objetivo a promoção de atividade física na escola. Finalmente, as atividades de natureza científico-pedagógica tiveram como propósito refletir sobre o papel e a importância do Professor de Educação Física na promoção da atividade física utilizando o exemplo do Voleibol e do Atletismo (ação coletiva), e consciencializar os professores sobre as potencialidades e contributos do Voleibol num plano formativo/educativo, facultando ferramentas metodológicas (ação individual). O Estágio Pedagógico veio contribuir para a aquisição de uma nova visão sobre a prática profissional docente em Educação Física e um desenvolvimento da capacidade autocrítica sobre a prática profissional.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1155
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectEnsino Secundáriopt_PT
dc.subjectEstágios pedagógicospt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectEnsino de educação físicapt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectGestão do processo ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectAtividades extracurricularespt_PT
dc.subjectIntervenção na comunidade escolarpt_PT
dc.subjectIntegração no meiopt_PT
dc.subjectDesportopt_PT
dc.subjectActividade de natureza científico-pedagógicapt_PT
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio pedagógico no âmbito da formação inicial de professores, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCarinaRodrigues.pdf
Size:
2.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: