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Abstract(s)
Partindo da experiência decorrente da implementação do Decreto Legislativo
Regional nº 21/2006/M que adaptou à Região Autónoma da Madeira o modelo nacional
consignado no Decreto-Lei nº 115-A/98, pretende-se com este trabalho averiguar qual a percepção que os Presidentes dos Conselhos Executivos/Directores têm relativamente ao
exercício, áreas e grau de autonomia das escolas com ensino secundário desta Região
Autónoma.
Utilizando uma metodologia de características qualitativas e quantitativas,
recorremos à pesquisa documental, ao inquérito por questionário e à entrevista como instrumentos de investigação.
Este trabalho é constituído por duas partes.
Na primeira, dedicada à fundamentação teórica/revisão da literatura, pretende-se
acompanhar a evolução e afirmação da autonomia, partindo de sistemas de administração centralizados e burocratizados que foram dando lugar a formas mais descentralizadas e abertas à participação dos cidadãos. No domínio da educação, a descentralização e a autonomia ganharam expressão a partir da década de 80 do Século XX, que por força da legislação publicada inicia um período marcado por um discurso que realça as virtudes da gestão centrada nas escolas, num percurso, porém, pouco linear, onde sobressaem as contradições entre o decretado e o construído.
A segunda parte deste trabalho, dedicada à parte prática, permite-nos concluir que
globalmente as escolas da Região são vistas pelos seus presidentes/directores como
bastante autónomas, sentindo-se mais autonomia nos domínios Estratégico, Organizacional e Pedagógico e menos autonomia nos domínios Curricular, Financeiro e Administrativo. O reforço da participação da comunidade, maior protagonismo do Conselho da Comunidade
Educativa e das estruturas de gestão intermédia e um maior aproveitamento das
potencialidades da legislação, são aspectos a melhorar na implementação do modelo
regional de administração e gestão das escolas.
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Keywords
Autonomia Participação Descentralização Comunidade Madeira (Portugal) . Centro de Ciências Sociais