Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Formação superior e inserção laboral de alunos com necessidades especiais: estudo de caso numa universidade portuguesa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoAndreia Santos.pdf1.14 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

De acordo com a literatura disponível tem-se verificado um aumento dos alunos com Necessidade Educativas Especiais (NEE) no Ensino Superior. Este aumento poderá ter resultado, entre muitos outros aspetos, do facto da universidade representar uma oportunidade, também para estes jovens, de obtenção de qualificações superiores que poderão facilitar a sua inserção no mercado de trabalho. Neste sentido, e uma vez que a conclusão do ensino superior pode contribuir para que os estudantes com NEE possuam maiores qualificações que permitam a inserção laboral e, consequentemente, maior qualidade de vida, o presente estudo procurou, através de um estudo de caso coletivo, compreender de que forma a frequência de ensino superior facilitou o processo de inclusão social através da qualificação para a integração no mercado de trabalho. O estudo incidiu sobre quatro antigos alunos com NEE que frequentaram um curso superior, numa Universidade Portuguesa, nos últimos cinco anos. De forma a recolher os dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. As entrevistas foram alvo de análise de conteúdo, com recurso ao software de análise qualitativa WebQDA. De forma geral parece-nos, na ótica dos participantes deste estudo, que a formação superior permitiu ganhos ao nível do desenvolvimento pessoal, do desenvolvimento de competências e da qualificação profissional, mas não parece ter garantido a inserção laboral na área de formação. Revela-se importante que a universidade e o mercado de trabalho continuem a desenvolver esforços em conjunto para que a efetiva inclusão laboral das pessoas com NEE aconteça.
According to available literature, there has been an increase in students with special education needs in the higher education setting. This increase might be a result, amongst other aspects of the fact that universities present an opportunity, also for these students, of gaining the competences which might facilitate their access to the labour market. In this regard and considering that completing higher education can contribute to students with special education needs having more competences and thus improved chances of employment and better employment, this study aimed to, by the means of a collective case study, understand the effect of higher education frequency in the process of social inclusion, by means of acquiring qualifications for labour market inclusion. The study focused on four former students with special education needs who frequented a Portuguese university in the last five years. To gather data, semi structured interviews were conducted. The interview contents were then analysed with quantitative analysis software, in this case WebQDA. In a broad sense and in the point of view of the interviewees, it could be said that higher education contributed to gains in terms of personal development and in terms of competence and professional qualification development. However, it doesn’t seem to have guaranteed an advantage when it comes to labour market inclusion in their respective competence areas. Thus, it is important for universities and the labour market to continue to develop joint efforts that can lead to effective inclusion of these people in the labour market.

Description

Keywords

Ensino Superior Necessidades educativas especiais Inserção no mercado de trabalho Higher education Special educational needs Insertion into the labour market Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License