Repository logo
 
Publication

A integração das TIC nas atividades curriculares sob o olhar da inovação pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFino, Carlos Manuel Nogueira
dc.contributor.authorFernandes, Adérita Cristina Pereira
dc.date.accessioned2016-01-27T14:44:12Z
dc.date.available2016-02-28T01:30:09Z
dc.date.issued2015-02-18
dc.description.abstractA presente dissertação - “A integração das TIC nas Atividades Curriculares sob o Olhar da Inovação Pedagógica” decorre de uma investigação realizada ao longo do ano letivo 2012/2013 numa turma de 4º ano de uma escola de 1º Ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma da Madeira. Partindo da formulação da questão - Como é que a integração das TIC na curricular promove inovação pedagógica? – pretendeu-se estudar e compreender como é que acontece a integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas atividades curriculares e de que forma a prática pedagógica daí decorrente poderia constituir ou não inovação pedagógica. Num primeiro momento procedeu-se à revisão da literatura relacionada com o tema da investigação. Assim, o debate construiu-se não só em torno da temática da inovação pedagógica, linha orientadora do mestrado mas também da relação existente entre as TIC e a inovação pedagógica, pondo em evidência o modo como estes dois conceitos se cruzam nas práticas pedagógicas. No sentido de contribuir para um enquadramento teórico mais eficaz, foi feita uma breve abordagem à introdução das TIC na Educação, ao enquadramento das TIC nas escolas de 1º Ciclo da Região Autónoma da Madeira bem como a sua integração nas atividades curriculares. Tratando-se da observação de uma turma, a metodologia considerada mais eficaz foi o estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da observação participante periférica, traduzida no diário de campo, bem como da análise documental. Assim, através desta investigação, de natureza qualitativa, foi possível observar, descrever e analisar um contexto específico, tornando-se claro que as práticas pedagógicas que aí ocorreram ainda se encontram muito distantes da inovação pedagógica. Sobressaíram, desta forma, práticas enraizadas numa cultura de inovação e tecnologia educativas, não se evidenciando, portanto, a rutura paradigmática preconizada pela inovação pedagógica.pt_PT
dc.identifier.tid201893878
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1028
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologias da informação e da comunicaçãopt_PT
dc.subjectAtividades curricularespt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA integração das TIC nas atividades curriculares sob o olhar da inovação pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNamePereira Fernandes
person.givenNameAdérita Cristina
person.identifier.ciencia-id271A-72A8-1DD6
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication75011e94-c4a6-4d61-9576-ca875958ec3f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery75011e94-c4a6-4d61-9576-ca875958ec3f
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoAdéritaFernandes.pdf
Size:
1.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: