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Abstract(s)
Desde há alguns anos que vêm sendo desenvolvidas, em vários sítios do mundo, experiências com a utilização de Robots como uma ferramenta educativa, com especial incidência ao nível do Ensino Superior e em alguns casos no Ensino Básico ou Secundário.
Neste trabalho de investigação pretende-se fazer uma análise crítica sobre o uso dos robots no ensino da programação nas disciplinas de Informática do
Ensino Secundário e disciplina de Inteligência Artificial da Licenciatura do
Curso de Engenharia Informática.
Com o objectivo de usar o robot como mediador entre o aluno e o ensino da
programação, identificamos os conteúdos programáticos das diversas disciplinas do Ensino Secundário e fizemos o levantamento de ferramentas e soluções tecnológicas existentes que pudessem ser aplicadas nas aulas.
Como contributo desta investigação pretende-se: (i)disponibilizar uma série de problemas adequados aos vários conteúdos programáticos, para serem utilizados nas salas de aulas; (ii) criar e optimizar ferramentas, mais concretamente plataformas de programação, para os alunos resolverem os
problemas através dos robots.
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Ensino e aprendizagem Robótica educativa Lego® Mindstorm™ Programação Inteligência artificial Plataformas de programação Problemas . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia