Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os robots nas aulas de informática: plataformas e problemas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoLuísGaspar.pdf4.41 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Desde há alguns anos que vêm sendo desenvolvidas, em vários sítios do mundo, experiências com a utilização de Robots como uma ferramenta educativa, com especial incidência ao nível do Ensino Superior e em alguns casos no Ensino Básico ou Secundário. Neste trabalho de investigação pretende-se fazer uma análise crítica sobre o uso dos robots no ensino da programação nas disciplinas de Informática do Ensino Secundário e disciplina de Inteligência Artificial da Licenciatura do Curso de Engenharia Informática. Com o objectivo de usar o robot como mediador entre o aluno e o ensino da programação, identificamos os conteúdos programáticos das diversas disciplinas do Ensino Secundário e fizemos o levantamento de ferramentas e soluções tecnológicas existentes que pudessem ser aplicadas nas aulas. Como contributo desta investigação pretende-se: (i)disponibilizar uma série de problemas adequados aos vários conteúdos programáticos, para serem utilizados nas salas de aulas; (ii) criar e optimizar ferramentas, mais concretamente plataformas de programação, para os alunos resolverem os problemas através dos robots.

Description

Keywords

Ensino e aprendizagem Robótica educativa Lego® Mindstorm™ Programação Inteligência artificial Plataformas de programação Problemas . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Madeira

CC License