Publication
A liderança na perspetiva das representações pessoais, profissionais e sociais: um estudo de caso num infantário na RAM
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fraga, Nuno Miguel da Silva | |
dc.contributor.author | Andrade, Patrícia Maria Cró | |
dc.date.accessioned | 2016-05-19T13:37:01Z | |
dc.date.available | 2016-06-19T00:30:09Z | |
dc.date.issued | 2016-01 | |
dc.description.abstract | Compreender a liderança numa organização escolar, nomeadamente num jardim-deinfância, numa sociedade em que a educação defronta inúmeras mutações que implicam a sua (re) construção numa amplitude focalizada em procedimentos políticoadministrativos. Desencadeamos um estudo que nos fez caminhar pelas histórias de vida, por via de entrevistas episódicas de uma líder escolar considerando o Infantário “O Carrocel”, no Concelho do Funchal, o locus privilegiado do nosso estudo de caso. O objeto de análise foi a liderança escolar em conformidade com as representações pessoais, profissionais e sociais da diretora. Questionámos os educadores e professores procurando, através dos inquéritos por questionário, compreender qual o estilo de liderança mais vivido pela líder. Sendo notório o desgaste psicológico referido pela líder, pelo efeito das burocracias, e pela sua tenacidade em desempenhar o seu papel, a sua liderança ajusta-se entre a liderança transacional e a liderança transformacional tendo como foco preliminar as relações humanas. É facto, que as representações, a ética e a educabilidade da líder coexistiram para uma boa liderança e respetivas relações grupais sendo que numa liderança, em educação, persiste a imprevisibilidade e a complexidade em torno de um contexto social e político. Uma liderança direcionada para os valores e princípios em que o desempenho da líder permitiu, apesar de dificuldades e receios sentidos no abraço a este projeto, encaminhar as suas práticas administrativas e pedagógicas com determinação num acreditar de uma estratégia de trabalho comum e de equipa. Certamente, com este estudo iremos refletir na educação de hoje e no entendimento do que é ser líder, e essencialmente na coexistência de líderes educadores num propósito de reconhecer que os infantários, apesar de pequenas organizações educativas, são fortes âncoras em contextos de diversidade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201604663 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1165 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
dc.subject | Administração | pt_PT |
dc.subject | Gestão | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.subject | Organizações escolares | pt_PT |
dc.subject | Estudos de caso | pt_PT |
dc.subject | Infantário | pt_PT |
dc.subject | RAM | pt_PT |
dc.subject | Investigação educativa | pt_PT |
dc.subject | Madeira (Portugal) | pt_PT |
dc.subject | Liderança escolar | pt_PT |
dc.subject | Educação de infância | pt_PT |
dc.subject | Representações | pt_PT |
dc.subject | Organização escolar | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação - Administração Educacional | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | A liderança na perspetiva das representações pessoais, profissionais e sociais: um estudo de caso num infantário na RAM | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na área de Administração Educacional | pt_PT |