Repository logo
 
Publication

A liderança na perspetiva das representações pessoais, profissionais e sociais: um estudo de caso num infantário na RAM

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFraga, Nuno Miguel da Silva
dc.contributor.authorAndrade, Patrícia Maria Cró
dc.date.accessioned2016-05-19T13:37:01Z
dc.date.available2016-06-19T00:30:09Z
dc.date.issued2016-01
dc.description.abstractCompreender a liderança numa organização escolar, nomeadamente num jardim-deinfância, numa sociedade em que a educação defronta inúmeras mutações que implicam a sua (re) construção numa amplitude focalizada em procedimentos políticoadministrativos. Desencadeamos um estudo que nos fez caminhar pelas histórias de vida, por via de entrevistas episódicas de uma líder escolar considerando o Infantário “O Carrocel”, no Concelho do Funchal, o locus privilegiado do nosso estudo de caso. O objeto de análise foi a liderança escolar em conformidade com as representações pessoais, profissionais e sociais da diretora. Questionámos os educadores e professores procurando, através dos inquéritos por questionário, compreender qual o estilo de liderança mais vivido pela líder. Sendo notório o desgaste psicológico referido pela líder, pelo efeito das burocracias, e pela sua tenacidade em desempenhar o seu papel, a sua liderança ajusta-se entre a liderança transacional e a liderança transformacional tendo como foco preliminar as relações humanas. É facto, que as representações, a ética e a educabilidade da líder coexistiram para uma boa liderança e respetivas relações grupais sendo que numa liderança, em educação, persiste a imprevisibilidade e a complexidade em torno de um contexto social e político. Uma liderança direcionada para os valores e princípios em que o desempenho da líder permitiu, apesar de dificuldades e receios sentidos no abraço a este projeto, encaminhar as suas práticas administrativas e pedagógicas com determinação num acreditar de uma estratégia de trabalho comum e de equipa. Certamente, com este estudo iremos refletir na educação de hoje e no entendimento do que é ser líder, e essencialmente na coexistência de líderes educadores num propósito de reconhecer que os infantários, apesar de pequenas organizações educativas, são fortes âncoras em contextos de diversidade.pt_PT
dc.identifier.tid201604663
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1165
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiências da educaçãopt_PT
dc.subjectAdministraçãopt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectOrganizações escolarespt_PT
dc.subjectEstudos de casopt_PT
dc.subjectInfantáriopt_PT
dc.subjectRAMpt_PT
dc.subjectInvestigação educativapt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectLiderança escolarpt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.subjectOrganização escolarpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Administração Educacionalpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA liderança na perspetiva das representações pessoais, profissionais e sociais: um estudo de caso num infantário na RAMpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na área de Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoPatríciaAndrade.pdf
Size:
1.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: