Repository logo
 
Publication

A biblioteca: uma actividade de enriquecimento do currículo na escola a tempo inteiro

dc.contributor.advisorVeríssimo, Nelson
dc.contributor.authorCapelo, Maria Regina Teixeira Ferreira
dc.date.accessioned2014-03-07T15:15:42Z
dc.date.available2014-03-07T15:15:42Z
dc.date.issued2014-03-07
dc.date.submitted2007
dc.description.abstractO presente estudo, que incide sobre a biblioteca como uma actividade de enriquecimento do currículo em duas escolas a tempo inteiro situadas em meio rural da Região Autónoma da Madeira, descreve e interpreta o processo histórico de criação e de implementação do novo modelo de escola, a perspectiva dos docentes relativamente à mudança e à inovação e o contributo da biblioteca para a aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma abordagem qualitativa e conta com a observação da actividade dinamizada nas duas escolas, a análise dos documentos produzidos pelas escolas e pelos alunos, as entrevistas realizadas ao ex-Secretário Regional de Educação, à ex-Directora Regional de Educação, ao ex-Presidente da Câmara Municipal de S. Vicente, às Directoras e aos professores dinamizadores da biblioteca como actividade de enriquecimento do currículo e, ainda, com trinta questionários aplicados aos docentes em exercício nas duas escolas. Os dados obtidos foram objecto de análise de conteúdo, quantificando-se as unidades de sentido. O trabalho desenvolvido revela que a escola a tempo inteiro foi instituída pela Secretaria Regional de Educação com a participação e o envolvimento dos professores, após ponderados múltiplos factores que afectavam as aprendizagens dos alunos. Esta medida implementada produziu mudanças ao nível da escola, das crianças, das famílias, dos professores e da comunidade educativa. Por sua vez, os professores tiveram de assumir novos papéis. No entanto, não encontramos unanimidade de pontos de vista nos seus testemunhos, concernentes à sua receptividade à mudança e à inovação. Além disso, as crenças reveladas pelos inquiridos relativamente à biblioteca, como actividade de enriquecimento do currículo, demonstram que esta tem uma importância fundamental na dinâmica organizacional da escola, na promoção e na transversalidade das aprendizagens, podendo vir a constituir-se o foco central da inovação pedagógica na escola do futuro.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/553
dc.language.isoporpor
dc.subjectEscola a tempo inteiropor
dc.subjectActividade de enriquecimento do currículopor
dc.subjectBibliotecapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectInovação pedagógica e futuropor
dc.subjectEducação na área de Inovação Pedagógicapor
dc.subjectMadeira (Portugal)por
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Artes e Humanidadespor
dc.titleA biblioteca: uma actividade de enriquecimento do currículo na escola a tempo inteiropor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCapelo
person.givenNameMaria Regina Teixeira Ferreira
person.identifier.ciencia-id6119-CFB5-AEF5
person.identifier.orcid0000-0003-0423-8676
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication80a82ebb-70d3-49ca-bd3d-57b6957e70a2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery80a82ebb-70d3-49ca-bd3d-57b6957e70a2
thesis.degree.disciplineEducação na Área de Inovação Pedagógicapor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação na Área de Inovação Pedagógicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoReginaCapelo.pdf
Size:
4.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: