Repository logo
 
Publication

Ensino médio e cultura juvenil: um olhar etnográfico sobre a aula, como espaço de construção do conhecimento de alunos e alunas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSalsa, Célia Maria da Silva
dc.contributor.authorPereira, José Santos
dc.date.accessioned2017-03-09T17:11:19Z
dc.date.available2017-03-09T17:11:19Z
dc.date.issued2013-06-17
dc.description.abstractNesta tese, abordamos a aula do ensino médio e sua relação com a cultura juvenil, com o intuito de descrever, analisar e interpretar o significado da aula como espaço de produção do conhecimento e formação cultural dos jovens. Partimos do pressuposto de que a cultura juvenil não é considerada elemento fundante na maioria das escolas públicas do ensino médio no estado de Pernambuco. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, na qual recorremos a entrevistas semiestruturadas, questionário, observação, caderno de campo, análise documental e fotografias cujos dados coletados revelaram que a cultura é defendida como modos de vida e os fenômenos estudados representam um corpus de significados. Nessa teia de relações, fomos tecendo o caminho da inovação pedagógica vinculado ao conceito mais geral de cultura. Ao final da pesquisa, chegamos à conclusão de que a cultura pode ser a porta de acesso para a inovação das práticas pedagógicas nas escolas, onde alunos e professores assumem parcerias para a formação cidadã.
dc.description.abstractIn this thesis, we approached the class in secondary school and its relation with the juvenile culture aiming at describing, analyzing and interpreting the meaning of the class as a space of knowledge production and cultural development of the youth. We started with the presupposition that the juvenile culture is not regarded as a sound element in most of public secondary schools in the state of Pernambuco. Regarding that, we did a qualitative ethnographic research, in which we resorted to semi structured interviews, questionnaire, observation, field log, documentary analysis and photographs whose data collected revealed that culture is defended as ways of living and the phenomena studied represent a corpus of meanings. In this texture of relations, we gradually devised the path of the pedagogical innovation connected to the more prevalent concept of culture. In the end of the research, we reached the conclusion that culture may be the entrance to the innovation of pedagogical practices in schools, where students and teachers assume partnership to build upbringing commited to citizenship.
dc.identifier.tid101244290pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1461
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAulapt_PT
dc.subjectEnsino Médiopt_PT
dc.subjectCultura juvenilpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectModelos de educaçãopt_PT
dc.subjectClasspt_PT
dc.subjectSecondary school
dc.subjectJuvenile culture
dc.subjectPedagogical innovation
dc.subjectEducation models
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógica
dc.subject.
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociais
dc.titleEnsino médio e cultura juvenil: um olhar etnográfico sobre a aula, como espaço de construção do conhecimento de alunos e alunaspt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameTese submetida para obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira (UMa), na linha de pesquisa em Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DoutoramentoJosé SantosPereira.pdf
Size:
3.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format