Repository logo
 
Publication

Inclusão no ensino superior português: Análise do enquadramento regulamentar dos alunos com necessidades educativas especiais

dc.contributor.authorAntunes, Ana Pereira
dc.contributor.authorRodrigues, Débora
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro da Silva
dc.contributor.authorRodrigues, Sandra Estêvão
dc.date.accessioned2022-07-15T14:07:58Z
dc.date.available2022-07-15T14:07:58Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA resposta à diversidade e a uma formação de qualidade são questões às quais o ensino superior está atento e procura responder. Este estudo teve como objetivo principal analisar o reconhecimento e atendimento dos alunos com necessidades educativas especiais nas universidades e institutos politécnicos portugueses. Para a recolha de dados realizou-se uma busca online, tendo-se encontrado 26 instituições (13 das 15 universidades que integram o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e 14 das 25 instituições que integram o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos) com documentos (despachos/regulamentos) sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. A análise documental realizada permitiu perceber que, para as instituições de ensino superior, o aluno com necessidades educativas especiais é percebido em função de um sentido lato de deficiência e de necessidades educativas especiais; que a forma de prestar apoio a estes alunos é diversificada; e que as medidas de apoio remetem, essencialmente, para assegurar a frequência das instalações (procurando melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade), as condições de frequência das atividades curriculares e as formas de avaliação. Uma reflexão em relação à temática continua necessária, bem como a discussão sobre as melhores práticas inclusivas.pt_PT
dc.description.abstractDiversity and quality teaching are important and challenging topics to higher education. The main goal of this study was to analyse the recognition and the support to students with special educational needs in the Portuguese universities and polytechnic institutes. Data collection was carried out through an online search, and were found documents (orders/regulations) about students with special educational needs related to 26 institutions (13 from the 15 universities that are part of the Council of Rectors of Portuguese Universities and 14 from the 25 institutions that are part of the Coordinating Council of Polytechnic Higher Institutes). The document analysis allowed us to realise that for higher education institutions the student with special educational needs is perceived according to a broad sense of disability and special educational needs; the support structure for these students is diverse; and support actions essentially refer to ensuring attendance (improving accessibility and mobility conditions), frequency conditions of curricular activities and evaluation conditions. Reflection on the subject remains necessary as well as the discussion on the best inclusive practices.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationntunes, A. P., Rodrigues, D., Almeida, L. S., & Rodrigues, S. E. (2020). Inclusão no ensino superior português: Análise do enquadramento regulamentar dos alunos com necessidades educativas especiais. Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science. V. 9(3), 397-422.pt_PT
dc.identifier.doi10.21664/2238-8869.2020v9i3.p397-422pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4415
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Evangélica de Goiás (PPG STMA)pt_PT
dc.relationResearch Centre on Child Studies
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectDeficiênciapt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectInvestigação qualitativa críticapt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectDisabilitypt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectCritical qualitative inquirypt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleInclusão no ensino superior português: Análise do enquadramento regulamentar dos alunos com necessidades educativas especiaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleResearch Centre on Child Studies
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00317%2F2019/PT
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage422pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage397pt_PT
oaire.citation.titleFronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Sciencept_PT
oaire.citation.volume9pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameAntunes
person.familyNameFreitas Rodrigues
person.familyNameAlmeida
person.familyNameEstêvão Rodrigues
person.givenNameAna
person.givenNameFilomena Débora
person.givenNameLeandro
person.givenNameSandra
person.identifier.ciencia-idAD1E-94B0-3055
person.identifier.orcid0000-0002-3336-7867
person.identifier.orcid0000-0001-6642-7929
person.identifier.orcid0000-0002-0651-7014
person.identifier.orcid0000-0003-3557-0604
person.identifier.ridB-3040-2011
person.identifier.scopus-author-id7102247228
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06
relation.isAuthorOfPublication18e12634-021b-4db6-949e-58b8eb2cbf3c
relation.isAuthorOfPublication99a55fcd-e3d9-4ae1-b194-3827555b9f0f
relation.isAuthorOfPublication3ada10bb-a27b-4799-b7de-afd607b1e968
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery18e12634-021b-4db6-949e-58b8eb2cbf3c
relation.isProjectOfPublicationc2b2e652-58de-4c22-85d9-5504ee8f8bd6
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryc2b2e652-58de-4c22-85d9-5504ee8f8bd6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Inclusão no Ensino Superior Português Análise do Enquadramento Regulamentar dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais.pdf
Size:
747.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: