Repository logo
 
Publication

Keepers of Intheris: uma produção audiovisual de animação em 3D: modelação 3D, captura de movimento e efeitos visuais

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorBadia, Sergi Bermúdez i
dc.contributor.advisorFermé, Eduardo Leopoldo
dc.contributor.advisorGalbis, Pau Pascual
dc.contributor.authorSilva, Erika Carmen Fernandes da
dc.date.accessioned2018-03-13T14:41:55Z
dc.date.available2018-03-13T14:41:55Z
dc.date.issued2017-11-29
dc.description.abstractA indústria cinematográfica habituou as pessoas a grandes produções 3D, com várias técnicas inovadoras para a captura de movimentos juntamente com a utilização de vários softwares pagos, que envolvem grandes investimentos a nível financeiro. Atualmente, no mercado, existem alguns sistemas de captura de movimentos a preços acessíveis como também pacotes de software, alguns gratuitos e outros com preços mais acessíveis, que em conjunto são capazes de criar soluções de vídeo 3D com captura de movimentos a um valor bastante aliciante. Este projeto consistiu na utilização de uma solução mais económica para a produção de um filme de animação 3D, mais propriamente um trailer para o jogo “Keepers of Intheris”. Seguindo uma pipeline de produção, atravessámos várias fases. Na fase inicial, denominada de pré-produção, foi idealizado todo o projeto e o enredo a adotar, seguindo pela criação do storyboard e acabando no design dos conceitos. Na fase de produção, todos os conceitos foram concretizados por modelação e texturização. Ainda nesta fase, as personagens, além da modelação e texturização, passaram pelas fases de rigging e animação, onde depois foram inseridas nos cenários, tendo sido realizados também os efeitos visuais. Na ultima fase, a pós-produção do projeto, foram realizados os vários efeitos visuais 2D e edição de vídeo e de som. No fim da produção deste projeto obtivemos como resultado um trailer para o jogo referido. Este projeto segue uma pipeline que poderá ser útil para qualquer pessoa que queira realizar qualquer tipo de filme ou vídeo 3D aliado a um baixo custo quando comparado com as soluções existentes na indústria cinematográfica.pt_PT
dc.description.abstractWhen it comes to the cinematographic industry, people have come to expect large 3D productions with ground breaking techniques for motion capture and very high costs from the required software. Currently, the consumer segment has access to some motion capture systems as well as software packages for 3D motion capture at very competitive prices. On this project, this equipment and software are used to produce a 3D animation video, specifically, a trailer for the game “Keepers of Intheris”. Following the standard production pipeline, there are three main stages in this project. In pre-production, the entire project was idealized, planned and the story was written. This was followed by the creation of the storyboard and then, the concepts were designed. During the production stage, all concepts were modelled and textured. During this stage, characters were also rigged and animated before being placed on the set/scenes after which, visual effects were added. On the last stage of the pipeline, post-production, 2D visual effects were added, the video was edited and sound was added to the video. The result of this project’s production was the trailer for the game Keepers of Intheris. This project follows a pipeline that is useful for anyone who wants to produce any type of video or 3D animation at a low cost when compared to the current solutions of the cinematographic industrypt_PT
dc.identifier.tid201817292pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1854
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAnimação 3Dpt_PT
dc.subjectKinectpt_PT
dc.subjectCaptura de movimentopt_PT
dc.subject3D animationpt_PT
dc.subjectKinectpt_PT
dc.subjectMotion capturept_PT
dc.subjectEngenharia Informáticapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleKeepers of Intheris: uma produção audiovisual de animação em 3D: modelação 3D, captura de movimento e efeitos visuaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoErikaSilva.pdf
Size:
19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: