Repository logo
 
Publication

Masculinidades e a desolada paisagem urbana do cinema noir

dc.contributor.authorAraújo, Tatiana Brandão de
dc.date.accessioned2023-01-25T14:19:17Z
dc.date.available2023-01-25T14:19:17Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstract: Um dos personagens presentes no cinema estadunidense desde o início é o de homens que vagam pelas paisagens do país sem rumo e sem raiz. Por mais que a exploração das paisagens inóspitas do Oeste seja uma constante no gênero faroeste, o contexto urbano apresenta outras questões e desafios para esses personagens. Nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial muitas histórias focam nas dificuldades que envolvem a adaptação à vida civil dos que foram à guerra. Esse tema, abordado de diversas maneiras, está presente no cinema noir do período, mas não limitado a ele. Mesmo sem afirmar que o personagem é veterano, os filmes de forma geral possuem protagonistas desenraizados, desesperados e/ou a procura de algo. Partindo do filme de Edgar Ulmer, Detour (1945), o texto debate esses personagens e os desafios que enfrentam em espaços, que diferente do Oeste, não se constituem como um mundo de possibilidades, muito menos representam liberdade. No noir, esse homem sente-se aprisionado mesmo quando vislumbra o Oeste. Apoiada nas discussões de autores como Frank Krutnik (1991), Mike Chopra-Gant (2006) e Michael Kimmel (2005), problematizo a atualidade do tema ainda presente nas representações culturais.pt_PT
dc.description.abstractOne of the characters portrayed by the American cinema since its beginning is the man who wanders aimlessly and rootlessly through the country’s landscape. Even though exploitation of the inhospitable landscape of the West is a constant in Western movies, the urban context poses other questions and challenges to this character. In the years after the Second World War, many stories focused on the difficulties faced by those who had been to the war to adapt to civil life. This theme, which was approached in different ways, is present in film noir of the period, but not limited to it. Even without asserting that the character is a veteran, movies in general have protagonists that are rootless, desperate and in search for something. Based on the movie Detour (1945) directed by Edgar Ulmer, this text debates these characters and challenges that they face in places which, unlike the West, are neither a world of possibilities nor the representation of freedom. In noir, these men feel imprisoned even when they catch a glimpse of the West. In the light of some authors, such as Frank Krutnik (1991), Mike Chopra-Gant (2006) and Michael Kimmel (2005), I have problematized this theme, which may still be found in current cultural representations.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2022araujo1pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4960
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ct-journal.uma.pt/wp-content/uploads/2022/12/ARAUJO-72-87.pdfpt_PT
dc.subjectFilme noirpt_PT
dc.subjectMasculinidadespt_PT
dc.subjectOestept_PT
dc.subjectFilm noirpt_PT
dc.subjectMasculinitiespt_PT
dc.subjectWestpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleMasculinidades e a desolada paisagem urbana do cinema noirpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage87pt_PT
oaire.citation.startPage72pt_PT
oaire.citation.titleCinema & Território: Revista Internacional de Arte e Antropologia das Imagenspt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ARAUJO-72-87.pdf
Size:
950.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: