Publication
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lopes, Helder Manuel Arsénio | |
dc.contributor.advisor | Simões, Joana Catarina Marques | |
dc.contributor.author | Bárbara, Albino Emanuel Paulino da Silva Freire | |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T15:05:05Z | |
dc.date.available | 2016-05-27T00:30:09Z | |
dc.date.issued | 2015-09 | |
dc.description.abstract | Este relatório visa analisar criticamente todas as ações que foram concretizadas durante o estágio pedagógico, realizado ao longo do ano letivo 2014/15, na Escola Secundária de Francisco Franco. O estágio pedagógico é constituído por diversas componentes. A prática letiva foi a mais extensa, sendo que as tarefas docentes implicaram a gestão do processo ensino-aprendizagem durante as fases de pré-impacto, impacto e pós-impacto. A assistência às aulas constituiu uma mais-valia para adquirirmos competências enquanto observadores, e para confrontarmos outras estratégias e modelos de ensino. Além da prática letiva, há a considerar outras componentes curriculares, nomeadamente a caracterização da turma e o estudo de caso. As restantes componentes surgem como complementos curriculares, tais como a atividade de extensão curricular, ação de intervenção na comunidade escolar e as atividades de natureza científico-pedagógica. O presente relatório é constituído por 10 capítulos, nos quais procuramos analisar criticamente as atividades referenciadas nos dois parágrafos anteriores. Não pretendemos que seja encarado como o mero descritivo da soma das várias ações, mas sim como uma ação global que ocorreu em vários níveis de intervenção, todos eles com um considerável contributo para a nossa formação docente. A elaboração deste relatório não pretende emergir como uma ode ao trabalho realizado no decurso do ano letivo, mas almeja enquadrar e analisar criticamente esse mesmo trabalho, justificando as decisões tomadas e apresentando sugestões, com vista à melhoria do caminho que percorrido. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1142 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Ensino Secundário | pt_PT |
dc.subject | Estágios pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Actividades escolares | pt_PT |
dc.subject | Actividades integradas | pt_PT |
dc.subject | Actividades em ciências | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos ásico e Secundário | pt_PT |