Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Clube de Robótica da Escola Secundária Francisco Franco: estudo etnográfico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DoutoramentoAntónioLobo .pdf12.92 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo incide sobre a atividade de um clube escolar de robótica de uma escola localizada no centro urbano da cidade do Funchal, a Escola Secundária de Francisco Franco. Através de uma metodologia etnográfica, procurou-se caracterizar a cultura e a dinâmica pedagógica emergentes deste ambiente de aprendizagem saturado de tecnologia e de ideias criativas. A discussão subjacente teve como pano de fundo a criação de contextos de aprendizagem construtivistas / construcionistas, bem como o papel que a tecnologia pode ter enquanto motor da inovação pedagógica. A tese divide-se em duas partes. Na primeira faz-se a revisão da literatura, discutindo-se os temas da aprendizagem, da inovação pedagógica e do papel das tecnologias avançadas na criação de novos contextos de aprendizagem. Na segunda parte discute-se a metodologia do estudo empírico, caracteriza-se o locus da investigação (a escola e o clube) e descreve-se e interpreta-se a cultura emergente da dinâmica dos participantes daquele projeto de natureza extracurricular.
This study focuses on the activity of a robotics school club of a school located in the urban center of Funchal, Escola Secundária de Francisco Franco. Through an ethnographic methodology, we sought to characterize the culture and the pedagogical dynamics emerging from this learning environment saturated with technology and creative ideas. The underlying discussion was set against the background of constructivist / constructionist learning contexts, as well as the role that technology can play as a driver of pedagogical innovation. The thesis is divided into two parts. In the first, the literature is reviewed, discussing the themes of learning, pedagogical innovation and the role of advanced technologies in the creation of new learning contexts. The second part discusses the methodology of the empirical study, characterizes the locus of the investigation (the school and the club) and describes and interprets the emerging culture of the dynamics of the participants of that extracurricular project.

Description

Keywords

Projeto de robótica Contextos de aprendizagem Inovação pedagógica Inovação Tecnologia Criatividade Clube de robótica Escola Secundária de Francisco Franco Robotics project Learning contexts Pedagogical innovation Technology Creativity Ciências da Educação – especialidade de Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License