Repository logo
 
Publication

Clube de Robótica da Escola Secundária Francisco Franco: estudo etnográfico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFino, Carlos Manuel Nogueira
dc.contributor.authorLobo, António Firmino Teixeira Madeira
dc.date.accessioned2020-07-23T09:19:30Z
dc.date.available2020-07-23T09:19:30Z
dc.date.issued2020-02-07
dc.description.abstractEste estudo incide sobre a atividade de um clube escolar de robótica de uma escola localizada no centro urbano da cidade do Funchal, a Escola Secundária de Francisco Franco. Através de uma metodologia etnográfica, procurou-se caracterizar a cultura e a dinâmica pedagógica emergentes deste ambiente de aprendizagem saturado de tecnologia e de ideias criativas. A discussão subjacente teve como pano de fundo a criação de contextos de aprendizagem construtivistas / construcionistas, bem como o papel que a tecnologia pode ter enquanto motor da inovação pedagógica. A tese divide-se em duas partes. Na primeira faz-se a revisão da literatura, discutindo-se os temas da aprendizagem, da inovação pedagógica e do papel das tecnologias avançadas na criação de novos contextos de aprendizagem. Na segunda parte discute-se a metodologia do estudo empírico, caracteriza-se o locus da investigação (a escola e o clube) e descreve-se e interpreta-se a cultura emergente da dinâmica dos participantes daquele projeto de natureza extracurricular.pt_PT
dc.description.abstractThis study focuses on the activity of a robotics school club of a school located in the urban center of Funchal, Escola Secundária de Francisco Franco. Through an ethnographic methodology, we sought to characterize the culture and the pedagogical dynamics emerging from this learning environment saturated with technology and creative ideas. The underlying discussion was set against the background of constructivist / constructionist learning contexts, as well as the role that technology can play as a driver of pedagogical innovation. The thesis is divided into two parts. In the first, the literature is reviewed, discussing the themes of learning, pedagogical innovation and the role of advanced technologies in the creation of new learning contexts. The second part discusses the methodology of the empirical study, characterizes the locus of the investigation (the school and the club) and describes and interprets the emerging culture of the dynamics of the participants of that extracurricular project.pt_PT
dc.identifier.tid101605145pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2856
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProjeto de robóticapt_PT
dc.subjectContextos de aprendizagempt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectClube de robóticapt_PT
dc.subjectEscola Secundária de Francisco Francopt_PT
dc.subjectRobotics projectpt_PT
dc.subjectLearning contextspt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectCiências da Educação – especialidade de Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleClube de Robótica da Escola Secundária Francisco Franco: estudo etnográficopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educação – Especialidade de Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DoutoramentoAntónioLobo .pdf
Size:
12.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format