Repository logo
 
Publication

A universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoal

dc.contributor.authorAntunes, Ana P.
dc.contributor.authorFaria, Catarina P.
dc.date.accessioned2020-11-10T14:12:54Z
dc.date.available2020-11-10T14:12:54Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA democratização do ensino superior e o acesso crescente a este nível de ensino de alunos com necessidades especiais colocam desafios acrescidos às universidades. Neste trabalho analisamos de forma mais específica as perceções de professores do ensino superior sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais, através da perceção de ações a introduzir no contexto académico e sobre as implicações da inclusão deste alunos no ensino superior. Participaram no estudo 10 professores de uma universidade pública portuguesa, diretores de curso do 1º ciclo, seis do género masculino e quatro do género feminino, apresentando o grupo uma idade média de 41,5 anos. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e analisados utilizando a abordagem da grounded theory. Como não se atingiu a saturação teórica os dados são apresentados em função da categorização aberta e seletiva realizadas. Os resultados apontam para perceções da necessidade de introduzir mudanças nos recursos físicos e pedagógicos, e sobre as implicações decorrentes da inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino superior ao nível dos estudantes, dos professores, da instituição e da sociedade. Os dados são discutidos apresentando-se algumas considerações que podem constituir um ponto de partida em termos de intervenção ou de investigações futuras.pt_PT
dc.description.abstractUniversities face additional challenges due to the democratization of higher education and the increasing access of students with special needs to this level of education. In this paper, we analyze teachers’ perceptions about the inclusion of students with special needs in higher education. This is done by analyzing specifically the perceptions of what needs to be done in an academic context and the perceptions about the implications of the inclusion of students with special needs in higher education. The participants were 10 teachers from a Portuguese public university, degree directors of 1st cycle courses, six males and four females, with an average age of 41.5 years old. Data collection was carried out using semi-structured interviews and data analysis was done using the grounded theory approach. Results are presented according to open and selective categorization because theoretical saturation was not reached. The results reveal perceptions of necessary alterations to physical and pedagogical resources, and perceptions of the implications that inclusion of disabled students in higher education have in students, teachers, institution and society. The results are discussed and are presented some reflections that may be important issues to think about when designing future intervention or research projects.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, A. P., & Faria, C. P. (2013). A universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoal. Indagatio Didactica, 5(2), 474-488.pt_PT
dc.identifier.doi10.34624/id.v5i2.4388pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2967
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiro, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadorespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectNecessidades especiaispt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectPerceçõespt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSpecial needspt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectPerceptionspt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleA universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiro (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage488pt_PT
oaire.citation.startPage474pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
oaire.citation.volume5(2)pt_PT
person.familyNameAntunes
person.givenNameAna
person.identifier.orcid0000-0002-3336-7867
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A universidade e a pessoa com necessidades especiaisAnaAntunes.pdf
Size:
1.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format