Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio_Alexandra Tomé.pdf8.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O relatório de estágio que se apresenta objetiva a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o presente documento destina-se à partilha, descrição e reflexão das Práticas Pedagógicas desenvolvidas nas valências da Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas, mais concretamente, com o grupo da Sala das Corujinhas e com a turma do 2.ºB. Organizado em três partes complementares – Enquadramento Teórico, Enquadramento Metodológico e Intervenção Pedagógica – este relatório procura fundamentar as Práticas Pedagógicas e refletir sobre as mesmas, partilhando e descrevendo alguns momentos de aprendizagem desenvolvidos. Associada a uma educação de qualidade, pretendeu-se evidenciar uma atitude crítico reflexiva face a problemáticas verificadas, recorrendo à metodologia de Investigação Ação. Nesta perspetiva, desenvolveram-se dois projetos que tiveram por base as seguintes questões-problema: “Como podem as crianças da Sala das Corujinhas desenvolver e aprimorar a motricidade fina?” e “Como podem os alunos do 2.ºB aprimorar as suas competências de leitura e escrita?”. Este relatório é, então, o culminar de tudo aquilo que contribuiu para a minha formação, bem como para a minha prática profissional futura.
The internship report that is presented, aims to obtain the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. In this sense, this document intends to share, describe and reflect the pedagogical practices developed in the valences of Pre-School and 1st Cycle of Basic Education, in the Basic School of the 1st Cycle with Pre-School and Daycare of Nazaré and in the Basic School of the 1st Cycle with Preschool of Figueirinhas, more specifically, with the group of Corujinhas and with the 2nd B Class. Organized in three complementary parts – Theoretical Framework, Methodological Framework and Pedagogical Intervention – this report seeks to support pedagogical practices and reflect on them, sharing and describing some moments of learning developed. For a quality education, it was intended to show a critical-reflexive attitude towards the problems verified, using the Methodology of Action Research. In this perspective, two projects were developed that were based on the following problem questions: "How can the children of the Corujinhas Room develop and improve fine motor skills?" and "How can the students of 2nd B improve their reading and writing skills?". This report is a summary ending part of everything that has contributed to my training as well as to my future professional practice.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação Reflexão Pre-School Education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Research-action Reflection Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License