Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Feira de ciências e seus contextos de aprendizagem: um estudo no Colégio Estadual Luiz Viana Filho

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DISSERTAÇÃO JAILDA.pdf6.36 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta pesquisa investiga a existência de inovação pedagógica na Feira de Ciências realizada pelos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, no município de Jaguarari (BA). Para tanto, procura descrever e compreender os contextos de aprendizagem conducentes à preparação da feira, bem como as oportunidades de construção de saberes durante a realização desta. Ademais, apresenta a aprendizagem cooperativa/colaborativa como estratégia de trabalho em grupo capaz de maximizar o aprendizado dos participantes. A investigação situa as práticas pedagógicas que ocorreram durante o processo, relacionando-as com a inovação pedagógica, além de conhecer e avaliar as representações construídas pelos envolvidos, bem como os resultados do trabalho para a formação dos estudantes. A metodologia utilizada no estudo é a qualitativa de cunho etnográfico. Sua aplicabilidade se justifica por sua adequação às pesquisas no campo educacional. A coleta de dados é feita através de observação participante, entrevistas, análise de documentos e registros no diário de campo. As informações coletadas são examinadas e confrontadas com a literatura de referência para se chegar aos resultados, os quais convergem para o reconhecimento de que são gerados contextos de aprendizagem na implementação do Projeto Feira de Ciências. Dentro deles ocorrem práticas que configuram inovação pedagógica, superando metodologias, atitudes e ambientes da escola tradicional e apontando para uma transformação no espaço escolar.
This research investigates the existence of pedagogical innovation in the Science Fair held by students of Elementary II (6th to 9th grade), from Luiz Viana Filho School, in the municipality of Jaguarari (BA). For this purpose, it sought to describe and understand the learning contexts conducive to the preparation of the fair, as well as the opportunities to build knowledge during its realization. In addition, it presents cooperative / collaborative learning as a group work strategy capable of maximizing participants' learning. The research sought to locate the pedagogical practices that occurred during the process, relating them to pedagogical innovation, besides to know and evaluate the representations built by those involved, as well as the results of the work for the students' training. The methodology used in the study is ethnographic qualitative. Its applicability is justified by the ideal adequacy to this research in the educational offer. Data collection is accomplished through participant observation, interviews, document analysis and field diary records. The collected information is examined and compared with the reference literature to reach the results, which converge to the recognition that learning contexts are generated in the implementation of the Science Fair Project. Into them there are practices that configure pedagogical innovation, surpassing methodologies, attitudes and environments of the traditional school and pointing to a transformation in the school space.

Description

Keywords

Inovação pedagógica Feira de ciências Aprendizagem cooperativa/colaborativa Etnografia Colégio Estadual Luiz Viana Filho Pedagogical innovation Science fair Cooperative/collaborative learning Ethnography Ciências da Educação – Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License