Publication
Os robots na aprendizagem da trignometria
datacite.subject.fos | Ciências Naturais::Matemáticas | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Elsa Maria dos Santos | |
dc.contributor.author | Caires, Noel Belerofonte da Fonte de | |
dc.date.accessioned | 2016-05-24T10:15:48Z | |
dc.date.available | 2016-06-24T00:30:08Z | |
dc.date.issued | 2013-09-23 | |
dc.description.abstract | Este trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira, no ano letivo de 2012/2013. Os grandes objetivos deste estudo são os de analisar qualitativamente uma atividade, para compreender como é que os alunos aprendem trigonometria, utilizando os robots NXT da Lego. De igual modo, se procede também, de forma sucinta, à apresentação do trabalho desenvolvido pelo grupo de estágio, ao longo da Prática de Ensino Supervisionado. Para a realização da investigação, foram recolhidos dados pelo investigador, através de registos audiovisuais do trabalho dos alunos, com câmara e vídeo. Com o fim de melhor estudar o problema aqui apresentado, o mesmo foi dissecado em três questões de investigação: (a) Que aprendizagens os alunos realizam com a montagem, programação e interação com os robots? (b) De que forma é que os alunos aprendem trigonometria, quando utilizam os Robots? (c) Quais as dificuldades manifestadas pelos alunos na resolução de problemas? As questões de investigação iluminaram a análise dos dados. Das conclusões que advêm deste estudo destaca-se o papel essencial da robótica e dos materiais manipuláveis, na construção e concetualização do conhecimento dos alunos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201161508 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1170 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_PT |
dc.subject | Robótica | pt_PT |
dc.subject | Trigonometria | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Construtivismo | pt_PT |
dc.subject | Robots | pt_PT |
dc.subject | Robótica educacional | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | pt_PT |
dc.title | Os robots na aprendizagem da trignometria | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | pt_PT |