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Pensar a dança além da forma… Relato (auto)biográfico de um percurso artístico

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Pensar a Dança além da forma… é outra maneira de dizer: pensar o(a)s bailarino(a)s além da forma como dançam. Neste espaço proponho-me abordar a autobiografia como um processo de catarse sobre vivências que oscilam entre 1974 e 2023, durante aproximadamente meio século. Aproveitando o momento que atravesso, inspirada pelo percurso de Walter Benjamin, bem patente na obra Diários de Viagem (2022) em que nos é dado a conhecer o processo de escrita no exílio, entre e durante guerras, através de textos que relatam as vivências desse período e onde não faltaram conversas com Bertolt Brecht, parti para a reflexão. Passar à prática, em “estúdio” foi apenas mais um passo impulsionado pela vontade de desenhar uma vida através do movimento, utilizando o vídeo como registo. Este procedimento, diferente de um registo escrito pela possibilidade de captação imediata da imagem em movimento, proporciona nos um olhar diferente e, com isso, uma nova visão sobre o trabalho em curso. Este fator tem, junto do ator (aquele que dança, que regista o processo e que depois observa e analisa) um valor e impacto diferente de um registo escrito por mais completo que seja. Neste processo acompanharam-me dois elementos sem formação em Dança, que esses sim, fizeram registos em papel após cada sessão que me permitiram depois uma análise comparada dos resultados da experiência efetuada. É deste trabalho, da sua escrita e dos seus resultados, que trata este meu texto.
Thinking about dance beyond form... that's another way of putting it: thinking about dancers beyond the way they dance. In this space, I propose to approach autobiography as a process of catharsis about experiences that oscillate between 1974 and 2023, during approximately half a century. Taking advantage of the moment I'm going through, inspired by Walter Benjamin's journey, clearly evident in his work Travelling Diaries (2022), in which we learn about the process of writing in exile, between and during wars, through texts that recount the experiences of that period and where there was no shortage of conversations with Bertolt Brecht, I set out to reflect. Moving on to practice in the "studio" was just another step driven by the desire to draw a life through movement, using video as a record. This procedure, which differs from a written record due to the possibility of immediately capturing the moving image, gives us a different look and, with it, a new vision of the work in progress. This factor has a different value and impact on the actor (the one who dances, records the process, and then observes and analyses it) than a written record, however complete it may be. I was accompanied in this process by two people with no training in dance, who made paper records after each session that allowed me to later analyse the results of the experience in a comparative way. This text is about this work, its writing, and its results.

Description

Keywords

Autobiografia Catarse Dança Observação Registo em vídeo Processo Autobiography Catharsis Dance Observation Video recording Process . Faculdade de Artes e Humanidades

Citation

Dias, T. N. (2023). Pensar a dança além da forma… Relato (auto)biográfico de um percurso artístico . Cinema & Território, N.º 8 (2023): Documentário (Auto)biográfico. https://doi.org/10.34640/C.T8UMA2023NORTONDIAS

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Universidade da Madeira

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