Publication
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Brazão, José Paulo Gomes | |
dc.contributor.author | Carvalho, Maria João Ilharco Soares Pereira | |
dc.date.accessioned | 2015-11-23T16:07:22Z | |
dc.date.available | 2015-11-23T16:07:22Z | |
dc.date.issued | 2015-02 | |
dc.description.abstract | Este relatório incide sobre o desenvolvimento do estágio pedagógico realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, na Escola Básica do 1.ºCiclo com Pré-Escolar (EB1/PE) da Lombada, e numa sala de Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os dois e os quatro anos, no Jardim de Infância O Girassol, sendo que as referidas instituições se situam no concelho do Funchal. O mesmo espelha a prática desenvolvida em ambas as valências e tem como objetivo descrever a intervenção pedagógica, refletindo e fundamentando as metodologias utilizadas durante o estágio. Importa referir que a prática pedagógica, recorrendo à metodologia de investigação-ação, incide essencialmente na resolução de questõesproblemas sinalizadas durante o decorrer do estágio. No que concerne ao Pré-Escolar, a investigação teve como ponto de partida a seguinte questão: Como promover a motricidade fina na Sala dos 4 anos, nomeadamente em cinco crianças que apresentam algumas lacunas nesta habilidade? Relativamente ao 1ºciclo, foram, três as questões sinalizadas: Será que a diferenciação pedagógica conduz o aluno à construção de aprendizagens significativas? Como promover uma aprendizagem cooperativa entre alunos de níveis de ensino diferentes? Todo este processo de investigação-ação contribuiu para que durante a intervenção pedagógica fossem adoptadas estratégias e desenvolvidas atividades, o que permitiu a verificação duma evolução na habilidade motora da motricidade fina, por parte do grupo de crianças da Sala dos Quatro Anos, bem como a obtenção de resultados positivos no que se refere à cooperação entre os alunos da Sala do 3º ano, de forma a serem eles próprios a construírem o seu conhecimento, conseguindo, no final, alcançar o sucesso em conjunto. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/899 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Pré-escola | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Motricidade fina | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |