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Inovação na aprendizagem de língua portuguesa através dos contos populares
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Bento, António Maria Veloso | |
dc.contributor.advisor | Pereira, José Santos | |
dc.contributor.author | Evangelista, Luciana Cristina da Silva | |
dc.date.accessioned | 2015-11-24T15:29:30Z | |
dc.date.available | 2015-11-24T15:29:30Z | |
dc.date.issued | 2015-09-16 | |
dc.description.abstract | A investigação propõe-se a expor o processo, desenhando as condições e motivações que envolvem a aprendizagem de Língua Portuguesa na educação brasileira. Tais aspectos apresentam-se relevantes na medida em que o maior desafio é de incentivar o despertar para a leitura e escrita nos aprendizes das séries iniciais do Ensino Fundamental de maneira inovadora, rompendo com as práticas pedagógicas tradicionais. A questão que norteia a investigação é a seguinte: é inovadora a prática pedagógica baseada em contos populares? Para tanto, utilizou-se a literatura existente relacionada à Inovação Pedagógica e aos contos populares. Como suporte teórico, partiu-se desse ponto para melhor compreensão tanto da linha de pesquisa como do objeto de estudo, contribuindo para o enriquecimento do conhecimento não só no meio acadêmico como também para a sociedade como um todo. O objetivo deste estudo é descrever, interpretar e analisar o projeto em andamento “Ler e Escrever: contos populares, um ponto a mais na aprendizagem de Língua Portuguesa”. Isso será realizado a partir dos aprendizes e do professor polivalente, no momento em que se envolvem com a prática pedagógica baseada em contos populares, no ensino-aprendizagem de leitura e escrita de Língua Portuguesa, na norma-padrão, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa justifica-se por oferecer uma contribuição original ao campo da Inovação Pedagógica através da investigação do referido projeto em andamento, pioneiro no município de Paudalho (Pernambuco, Brasil). Tal projeto é desenvolvido na Escola Municipal Paulo VI, especificamente a sala de aula de 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental. O trabalho de campo se deu sob a ótica da abordagem etnográfica. Os instrumentos incluíram as técnicas: observação participante, entrevista não estruturada, análise de documentos oficiais e pessoais e todos os registros feitos no diário de campo. Diante do exposto, a prática pedagógica baseada em contos populares se materializa em caráter inovador. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201916924 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/902 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem de língua portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Contos populares | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Inovação na aprendizagem de língua portuguesa através dos contos populares | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada à banca examinadora do Mestrado em Ciências da Educação do Centro de Ciências Sociais da Universidade da Madeira, como requisito parcial para obtenção do título de “Mestre em Ciências da Educação” - Área de concentração: Inovação Pedagógica | pt_PT |