Repository logo
 
Publication

A bailar é que a gente se entende: o papel da comunicação nas coreografias da parentalidade

dc.contributor.authorPortugal, Alda
dc.contributor.authorAlberto, Isabel
dc.contributor.authorBeja, Maria João
dc.contributor.authorSotero, Luciana
dc.contributor.authorFonseca, Gabriela
dc.contributor.authorCarvalho, Joana
dc.contributor.authorAreia, Neide
dc.contributor.authorRelvas, Ana Paula
dc.date.accessioned2022-01-25T10:22:08Z
dc.date.available2022-01-25T10:22:08Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA comunicação parento-filial representa uma dimensão essencial do exercício da parentalidade. Apesar de muitas famílias procurarem intervenção psicoterapêutica por considerarem que o seu problema reside na falta de comunicação, o Modelo da Pragmática da Comunicação Humana postula que é impossível não comunicar e, por esse motivo, comunicação e comportamento são sinónimos aquando da significação que se faz das relações familiares. Como uma dança (tendo os autores deste ensaio privilegiado o Bailinho da Madeira enquanto metáfora), a comunicação parento-filial rege-se por pressupostos e regras que permitem compreender e analisar a identidade de cada família e o modo como se operacionaliza a parentalidade. Tal como outras funções e tarefas, também o exercício da parentalidade se altera à medida que o ciclo vital da família evolui e, nesse sentido, os padrões de comunicação estabelecidos também se modelam, apresentando especificidades distintas em famílias com filhos em idade escolar e famílias com adolescentes. Pretende-se com este ensaio teórico reavivar os contributos do Modelo da Pragmática da Comunicação Humana para as relações familiares, bem como, apresentar uma sucinta caracterização dos padrões comunicacionais entre pais e filhos de famílias portuguesas.pt_PT
dc.description.abstractParent-child communication is a key dimension of parenthood. Although many families seek psychotherapeutic interventions claiming that their problem is related to the absence of communication, the Pragmatics of Human Communication Model posits that it is impossible to not communicate and, for that reason, communication and behaviour are synonymous when we consider the signification of family relationships. Like a dance (having the authors of this essay focused their attention on the Bailinho da Madeira as a metaphor), parent-child communication is regulated by assumptions and rules that enable to understand and analyse the identity of each family and the way in which parenthood is operationalized. As with other roles and tasks, the parental exercise also changes throughout the family life cycle, with the communication patterns being shaped, and presenting differentiated specificities in families with school-aged children and families with adolescents. This theoretical essay intends to recall the contributions of the Pragmatics of Human Communication Model to family relationships, as well as to present a brief characterization of the communication patterns between parents and children from Portuguese families.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPortugal, A., Alberto, I., Beja, M. J., Sotero, L., Fonseca, G., Carvalho, J., Areia, N., & Relvas, A. P. (2019). A bailar é que a gente se entende: O papel da comunicação nas coreografias da parentalidade. Mosaico, 72, 37-49. https://www.featf.org/revista-mosaico numero-72pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4005
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFederación Española de Asociaciones de Terapia Familiarpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicação parento-filialpt_PT
dc.subjectParentalidadept_PT
dc.subjectFamília com filhos em idade escolarpt_PT
dc.subjectFamília com filhos adolescentespt_PT
dc.subjectParent-child communicationpt_PT
dc.subjectParenthoodpt_PT
dc.subjectFamily with school-age childrenpt_PT
dc.subjectFamily with adolescent childrenpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleA bailar é que a gente se entende: o papel da comunicação nas coreografias da parentalidadept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage49pt_PT
oaire.citation.startPage37pt_PT
oaire.citation.titleMosaicopt_PT
oaire.citation.volume72pt_PT
person.familyNameMarques Portugal
person.familyNameBeja
person.familyNameRelvas
person.givenNameAlda Patrícia
person.givenNameMaria João
person.givenNameAna Paula
person.identifier0000000067823168
person.identifier.ciencia-idBE1E-2800-556D
person.identifier.ciencia-id151C-5D00-FCB4
person.identifier.ciencia-id8812-A00C-0D96
person.identifier.orcid0000-0001-8951-2077
person.identifier.orcid0000-0003-0501-1748
person.identifier.orcid0000-0001-9011-2230
person.identifier.ridA-2210-2019
person.identifier.scopus-author-id57195394371
person.identifier.scopus-author-id30767733700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione79ae118-9c2c-43b8-a2b6-8d59c73d812a
relation.isAuthorOfPublication59e80602-7839-457d-823c-76cfea1f8c7e
relation.isAuthorOfPublicationb8446496-a0bc-4bf4-961b-6ffd72a7e43e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye79ae118-9c2c-43b8-a2b6-8d59c73d812a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A bailar e que a gente se entende.pdf
Size:
247.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format