Publication
Estilo de liderança e papel de coordenador do CAP na motivação da sua equipa
dc.contributor.advisor | Bento, António Maria Veloso | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Liliana Celeste Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2014-02-03T15:42:36Z | |
dc.date.available | 2014-02-03T15:42:36Z | |
dc.date.issued | 2014-02-03 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | A presente investigação empírica pretendeu averiguar o estilo de liderança e o papel do Coordenador, do Centro de Apoio Psicopedagógico do Funchal – 2.º, 3.º Ciclos e Secundário, na motivação da sua equipa. Deste modo, as temáticas liderança e motivação constituíram o quadro teórico desta dissertação. Como estratégia metodológica optámos pelo estudo de caso, com recurso às técnicas de inquérito por questionário e entrevista. O questionário aplicado foi o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ), da autoria de Bernard Bass e Bruce Avolio, para verificarmos o estilo de liderança do Coordenador, percepcionado pelos trinta e sete elementos da equipa. Por sua vez, a entrevista, do tipo semi-estruturada, foi efectuada ao Coordenador, com o intuito de investigarmos a percepção do cargo por si desempenhado, mais especificamente, o modo como influencia a motivação da equipa. Os resultados da investigação sugerem que o Coordenador exibe uma presença partilhada dos estilos de Liderança Transaccional e Transformacional. Quanto ao seu papel na motivação da equipa, os resultados apontam para a influência através da inspiração motivacional e do desenvolvimento de um sentido de missão colectivo para que a “filosofia da inclusão seja uma realidade”. Através do significado que atribuiu ao trabalho que realiza e à satisfação pela convergência entre os ideais pessoais e organizacionais, concluímos que o Coordenador se encontra motivado para o desempenho do cargo de coordenação. No entanto, no que diz respeito à sua equipa, considerou-a pouco motivada, devido a contingências situacionais. A falta de motivação impõe-se como uma dificuldade complexa, para a qual não existem estratégias motivacionais universais. Assim, é fundamental que o Coordenador, além de estar motivado, deve ser motivador, assumindo um papel de extrema importância e uma função estratégica, de modo que os objectivos organizacionais sejam atingidos. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/536 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Liderança | por |
dc.subject | Estilos de liderança | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Coordenador | por |
dc.subject | Centro de Apoio Psicopedagógico | por |
dc.subject | Administração Educacional | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Estilo de liderança e papel de coordenador do CAP na motivação da sua equipa | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Administração Educacional | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação, na área de Administração Educacional | por |