Repository logo
 
Publication

A dimensão europeia da educação: (des) construções ao nível do projecto educativo e do currículo do ensino secundário: um estudo de caso múltiplo

dc.contributor.authorFraga, Nuno Miguel da Silva
dc.date.accessioned2010-11-22T11:21:45Z
dc.date.available2010-11-22T11:21:45Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractDefendemos a ideia de que factores como a globalização e a europeização, aliados a constantes critérios de convergência, cuja fuga se torna sinónimo de fracasso e distanciamento face a uma Europa que se pretende competitiva, apelam a um redesenhar das acções quer sociais como educativas. Esta investigação visa explorar e descrever os processos que ao nível das escolas de ensino secundário público do Concelho do Funchal consubstanciam a dimensão europeia da educação. A partir de um estudo de caso múltiplo recorremos à análise documental dos Projectos Educativos de Escola, bem como de dezoito Programas de disciplinas e das orientações para as áreas curriculares não disciplinares, focalizando a interpretação da Europa na acção da escola por intermédio das noções chave, dos temas e tópicos relativos à dimensão europeia da educação, segundo a Recomendação n.º R (83) 4 e a Resolução n.º 1 do Conselho da Europa. Concluiu-se que a dimensão europeia da educação é vivenciada nas escolas analisadas, pela variedade de actividades que exploram daquela dimensão, muito embora a visão educativa que o texto dos Projectos contempla não seja, na maioria dos casos, directa no propósito de valorização da dimensão europeia da educação. É uma questão formal que importa ser rectificada para que dentro deste discurso haja uma maior congruência entre a teoria e a prática. Já ao nível dos curricula verificou-se que é pela transversalidade da educação para a cidadania que a dimensão europeia da educação se personifica. Todavia, destacámos os Programas Nacionais em que a Europa é revisitada sob os temas e tópicos que a norma europeia recomenda, concluindo-se que pelas áreas ou domínios de referência subjacentes à visão geral do desenvolvimento dos conteúdos programáticos, há uma valorização de temáticas como a preservação da diversidade cultural e geográfica da Europa; o pluralismo linguístico e a riqueza sociocultural que daí advém; as alterações climáticas e o posicionamento da política comum europeia para as questões ambientais; a história e evolução da Europa e suas instituições, como ainda, a valorização de grandes temas como a consciencialização dos jovens para a cidadania europeia activa, sob os pilares da tolerância, solidariedade, cooperação, paz e democracia.por
dc.description.sponsorshipOrientador: Jesus Maria Sousapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/99
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Madeirapor
dc.subjectDimensão europeia da educação
dc.subjectProjecto educativo de escola
dc.subjectCurrículo
dc.subjectGestão de projectos em educação
dc.subjectGlobalização
dc.subjectEuropeização
dc.subjectCidadania europeia
dc.subjectIdentidades
dc.subject.
dc.subjectCentro de Ciências Sociais
dc.titleA dimensão europeia da educação: (des) construções ao nível do projecto educativo e do currículo do ensino secundário: um estudo de caso múltiplopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameFraga
person.givenNameNuno
person.identifier.ciencia-idB71C-B6FF-CB6B
person.identifier.orcid0000-0002-3382-6357
person.identifier.scopus-author-id57210292740
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoNunoFraga.pdf
Size:
13.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: