Publication
A dimensão europeia da educação: (des) construções ao nível do projecto educativo e do currículo do ensino secundário: um estudo de caso múltiplo
dc.contributor.author | Fraga, Nuno Miguel da Silva | |
dc.date.accessioned | 2010-11-22T11:21:45Z | |
dc.date.available | 2010-11-22T11:21:45Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Defendemos a ideia de que factores como a globalização e a europeização, aliados a constantes critérios de convergência, cuja fuga se torna sinónimo de fracasso e distanciamento face a uma Europa que se pretende competitiva, apelam a um redesenhar das acções quer sociais como educativas. Esta investigação visa explorar e descrever os processos que ao nível das escolas de ensino secundário público do Concelho do Funchal consubstanciam a dimensão europeia da educação. A partir de um estudo de caso múltiplo recorremos à análise documental dos Projectos Educativos de Escola, bem como de dezoito Programas de disciplinas e das orientações para as áreas curriculares não disciplinares, focalizando a interpretação da Europa na acção da escola por intermédio das noções chave, dos temas e tópicos relativos à dimensão europeia da educação, segundo a Recomendação n.º R (83) 4 e a Resolução n.º 1 do Conselho da Europa. Concluiu-se que a dimensão europeia da educação é vivenciada nas escolas analisadas, pela variedade de actividades que exploram daquela dimensão, muito embora a visão educativa que o texto dos Projectos contempla não seja, na maioria dos casos, directa no propósito de valorização da dimensão europeia da educação. É uma questão formal que importa ser rectificada para que dentro deste discurso haja uma maior congruência entre a teoria e a prática. Já ao nível dos curricula verificou-se que é pela transversalidade da educação para a cidadania que a dimensão europeia da educação se personifica. Todavia, destacámos os Programas Nacionais em que a Europa é revisitada sob os temas e tópicos que a norma europeia recomenda, concluindo-se que pelas áreas ou domínios de referência subjacentes à visão geral do desenvolvimento dos conteúdos programáticos, há uma valorização de temáticas como a preservação da diversidade cultural e geográfica da Europa; o pluralismo linguístico e a riqueza sociocultural que daí advém; as alterações climáticas e o posicionamento da política comum europeia para as questões ambientais; a história e evolução da Europa e suas instituições, como ainda, a valorização de grandes temas como a consciencialização dos jovens para a cidadania europeia activa, sob os pilares da tolerância, solidariedade, cooperação, paz e democracia. | por |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jesus Maria Sousa | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/99 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade da Madeira | por |
dc.subject | Dimensão europeia da educação | |
dc.subject | Projecto educativo de escola | |
dc.subject | Currículo | |
dc.subject | Gestão de projectos em educação | |
dc.subject | Globalização | |
dc.subject | Europeização | |
dc.subject | Cidadania europeia | |
dc.subject | Identidades | |
dc.subject | . | |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | |
dc.title | A dimensão europeia da educação: (des) construções ao nível do projecto educativo e do currículo do ensino secundário: um estudo de caso múltiplo | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Fraga | |
person.givenName | Nuno | |
person.identifier.ciencia-id | B71C-B6FF-CB6B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3382-6357 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57210292740 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | 11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43 |