Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoOctávioJesus.pdf2.82 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O documento que se segue surge no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizado na Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva no ano letivo 2015/2016. O propósito principal deste documento assenta na exposição de todas as atividades desempenhadas ao longo do ano letivo, mas acima de tudo na reflexão e análise de todas as vivências e problemáticas procurando expressar os processos desencadeados, as estratégias adotadas e competências adquiridas nesta fase que se espera ser de transformação tanto profissional como pessoal. O novo contexto ao qual fomos apresentados, representava incerteza e imprevisibilidade, e a necessidade de desenvolver a nossa capacidade de adaptação e intervenção eficiente e eficaz através do domínio de metodologias e estratégias que fossem ajustadas à nossa realidade foi a nossa maior preocupação. Num processo que não se remeteu única e exclusivamente à função docente na prática letiva, mas também noutras ações tais como a assistência às aulas, as ações de extensão curricular, a atividade de intervenção na comunidade escolar, assim como as ações de natureza científico pedagógica individual e coletiva, procurámos geri-lo de forma a estabelecer um fio condutor no sentido de interpretarmos este processo como um todo e não de forma isolada. Acreditando nas potencialidades do Desporto e da Educação Física é importante salientar que este processo não foi um fim em si mesmo, mas sim um meio de transformação tanto para os alunos como para o professor procurando potenciar ao máximo o melhor de cada um. É preciso manter bem presente que este processo de ensino aprendizagem deve ser mútuo não se esgotando simplesmente na transmissão de conhecimento por parte do professor, mas deve sim procurar o diálogo reflexivo, diálogo este que se espera ser presença assídua no espaço de aula.
The document that follows comes under the Pedagogical Education Master in Physical Education Training in Primary and Secondary Education held at the School Dr. Ângelo Augusto da Silva in the academic year 2015/2016. The main purpose of this document is based on the exposure of all the activities carried out throughout the school year, but above all the reflection and analysis of all the experiences and issues seeking to express the triggered processes, the adopted strategies and skills acquired at this stage expecting transformations both professional and personal. The new context in which we were present represented uncertainty and unpredictability, and the need to develop our capacity to adapt and efficient and effective intervention by mastering methodologies and strategies that were adjusted to our reality was our biggest concern. In a process that is not referred solely to the teaching role in teaching practice, but also other actions such as assistance to classes, curricular extension actions, intervention activity in the school community, as well as the actions of individual pedagogical scientific nature and collective, we seek to manage it in order to establish a thread in order to interpret this process as a whole and not in isolation. Believing in the potential of Sport and Physical Education is important to note that this process was not an end in itself, but a means of transformation for both the students and the teacher looking to enhance most of the best of each. We must keep firmly in mind that this process of teaching and learning should be mutual not simply running out the transmission of knowledge from the teacher, but must seek the reflexive dialogue, such dialogue that is expected to be a constant presence in the classroom space.

Description

Keywords

Estágio pedagógico Educação física (Trans)formação docente Diálogo reflexivo Teacher training Physical education Teaching transformation Reflective dialogue Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License