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- Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaPublication . Jesus, Octávio Quintal de; Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraO documento que se segue surge no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizado na Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva no ano letivo 2015/2016. O propósito principal deste documento assenta na exposição de todas as atividades desempenhadas ao longo do ano letivo, mas acima de tudo na reflexão e análise de todas as vivências e problemáticas procurando expressar os processos desencadeados, as estratégias adotadas e competências adquiridas nesta fase que se espera ser de transformação tanto profissional como pessoal. O novo contexto ao qual fomos apresentados, representava incerteza e imprevisibilidade, e a necessidade de desenvolver a nossa capacidade de adaptação e intervenção eficiente e eficaz através do domínio de metodologias e estratégias que fossem ajustadas à nossa realidade foi a nossa maior preocupação. Num processo que não se remeteu única e exclusivamente à função docente na prática letiva, mas também noutras ações tais como a assistência às aulas, as ações de extensão curricular, a atividade de intervenção na comunidade escolar, assim como as ações de natureza científico pedagógica individual e coletiva, procurámos geri-lo de forma a estabelecer um fio condutor no sentido de interpretarmos este processo como um todo e não de forma isolada. Acreditando nas potencialidades do Desporto e da Educação Física é importante salientar que este processo não foi um fim em si mesmo, mas sim um meio de transformação tanto para os alunos como para o professor procurando potenciar ao máximo o melhor de cada um. É preciso manter bem presente que este processo de ensino aprendizagem deve ser mútuo não se esgotando simplesmente na transmissão de conhecimento por parte do professor, mas deve sim procurar o diálogo reflexivo, diálogo este que se espera ser presença assídua no espaço de aula.
- A Madeira e o mundo: ficção e história em João França e António LojaPublication . Rodrigues, José André Gonçalves; Rodrigues, Thierry Proença dos; Coelho, Leonor MartinsO presente trabalho, intitulado A Madeira e o Mundo: Ficção e História em João França e António Loja, visa explorar aspetos de um imaginário insular a partir de três romances históricos, com protagonistas e cenários madeirenses, escritos por dois autores originários do arquipélago da Madeira. Para tal, constituímos o corpus com os seguintes romances: por um lado, A Ilha e o Tempo, de 1972, e António e Isabel do Arco da Calheta, lançado em 1985, do escritor João França (1908-1996), obras literárias que podemos considerar como ficções de fundação (em prol de uma identidade regional do arquipélago da Madeira); por outro, o romance Regressos, editado em 2008 e materializado em dois volumes, de António Loja (1934), cujo enredo, ambientado na época da Restauração da Independência de Portugal, pode ser entendido como a ficção da autodeterminação dos povos e, concomitantemente, a ficção do direito à felicidade a que todo o ser humano aspira. Ficando assim explicada a seleção das obras em análise, o propósito da nossa abordagem é o de pensar as relações entre História e Ficção, contribuindo não somente para o reconhecimento de épocas historicamente significativas como também para o estudo do imaginário local que dialoga com o contexto insular e universal. Num primeiro passo, procuraremos entender a narrativa histórica para melhor apreender o corpus selecionado; seguidamente, debruçar-nos-emos sobre os textos de João França de modo a destacar o cenário histórico e as suas fontes em que assenta a narrativa de ficção, por forma, também, a valorizar uma escrita que tende para uma certa modernidade, fundada numa desassombrada consciência humanista e utópica; finalmente, analisaremos o romance Regressos, de António Loja, sublinhando nos seus diversos espaços retratados não somente o contexto madeirense, lugar onde começa (descontado o cenário de Coimbra do primeiro capítulo) e termina a ação romanesca, mas, sobretudo, relevando os vários países e regiões do mundo que o protagonista vai percorrer, o que permite à ficção romanesca encenar um diálogo com outras culturas e diferentes modos de pensamento. Este corpus permitir-nos-á, pois, mostrar a relação que ambos os escritores têm com a sua terra, com os costumes, com as suas gentes, mas, de igual modo, entender a preocupação em retratar uma realidade nacional e internacional, num século distante e num período conturbado da história que abrange o final do século XV e vai sensivelmente até meados do século XVII.
- Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoPublication . Ascensão, Marta Sofia Côrte; Rodrigues, Ana José AguiarO presente documento reflete o estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo 2015/2016, que procura com base no conhecimento científico, refletir o nosso processo de atuação enquanto professores estagiários de Educação Física. Ser capaz de aprofundar e integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos de informação, nos domínios da Educação Física através de um estágio de natureza profissional são os objetivos que pretendemos alcançar. Através do Relatório expressamos as nossas vivências, conhecimentos e competências adquiridas, evidenciando as nossas principais dificuldades, metodologias utilizadas e reflexões sobre todas as atividades que o estágio nos proporcionou, como forma de desenvolvimento profissional e pessoal. A estruturação do Relatório assenta nos seguintes capítulos: prática letiva, ações científico-pedagógicas, atividades de integração no meio, atividade de intervenção na comunidade escolar e outras atividades pontuais experienciadas no estágio. Numa primeira fase, são transmitidas questões sobre o conceito e importância do estágio pedagógico, assim como os objetivos e expetativas do mesmo. Segue-se um enquadramento contextual através da caracterização da instituição que nos acolheu e da apresentação das turmas atribuídas para o desenvolvimento do processo formativo. Nos capítulos que se seguem relatamos e analisamos, de forma crítica e reflexiva os objetivos e processos utilizados, vantagens e desvantagens de cada uma das atividades desenvolvidas e um leque de conhecimentos e competências adquiridas. O último capítulo diz respeito às considerações finais do trabalho realizado, apresentando igualmente algumas sugestões e contributos da nossa formação académica e posteriores referências bibliográficas que serviram de suporte para a sustentação científica do relatório.
- Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Silva, Luís Carlos Andrade da; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Simões, Joana Catarina MarquesO presente documento foi elaborado no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco no ano letivo 2015/2016, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Com a realização do Relatório de Estágio, pretendemos efetuar uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico. O objetivo principal é expor e refletir sobre todas as atividades realizadas e as decisões tomadas, assim como os aspetos que tivemos em consideração para a escolha das mesmas, realizando para cada ação uma análise em função dos objetivos traçados. Numa primeira fase procurámos conhecer melhor o contexto onde íamos desenvolver a nossa prática letiva com a caraterização da escola, de modo a adequarmos a nossa intervenção em função das necessidades dos alunos e dos objetivos que definimos, tendo por base as recomendações do Grupo de Educação Física da escola e do Programa Nacional de Educação Física. Numa segunda fase, definimos e operacionalizamos algumas atividades na prática letiva, nas atividades de complemento curricular e de natureza cientifico-pedagógica, contribuindo para uma formação eclética dos alunos e para a nossa formação enquanto docentes, com o intuito de melhorar o processo de Ensino-Aprendizagem. O Estágio Pedagógico colocou-nos perante um conjunto diversificado de tarefas que solicitaram adaptações, pelo que com a utilização de instrumentos e metodologias adequadas, possibilitaram a tomada de decisões mais ajustadas e consequentemente tornar os processos mais eficazes. Em suma, consideramos que o Estágio Pedagógico é uma etapa fundamental na formação docente, na medida em que nos permitiu experienciar a realidade desta profissão, atendendo à diversidade e à quantidade de atividades a realizar, o que possibilitou uma maior interação e consequentemente uma melhor relação com toda a Comunidade Educativa, transformando-a de forma positiva, mas também o professor ao nível profissional e pessoal.