Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestraMartaAscensão.pdf2 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente documento reflete o estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo 2015/2016, que procura com base no conhecimento científico, refletir o nosso processo de atuação enquanto professores estagiários de Educação Física. Ser capaz de aprofundar e integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos de informação, nos domínios da Educação Física através de um estágio de natureza profissional são os objetivos que pretendemos alcançar. Através do Relatório expressamos as nossas vivências, conhecimentos e competências adquiridas, evidenciando as nossas principais dificuldades, metodologias utilizadas e reflexões sobre todas as atividades que o estágio nos proporcionou, como forma de desenvolvimento profissional e pessoal. A estruturação do Relatório assenta nos seguintes capítulos: prática letiva, ações científico-pedagógicas, atividades de integração no meio, atividade de intervenção na comunidade escolar e outras atividades pontuais experienciadas no estágio. Numa primeira fase, são transmitidas questões sobre o conceito e importância do estágio pedagógico, assim como os objetivos e expetativas do mesmo. Segue-se um enquadramento contextual através da caracterização da instituição que nos acolheu e da apresentação das turmas atribuídas para o desenvolvimento do processo formativo. Nos capítulos que se seguem relatamos e analisamos, de forma crítica e reflexiva os objetivos e processos utilizados, vantagens e desvantagens de cada uma das atividades desenvolvidas e um leque de conhecimentos e competências adquiridas. O último capítulo diz respeito às considerações finais do trabalho realizado, apresentando igualmente algumas sugestões e contributos da nossa formação académica e posteriores referências bibliográficas que serviram de suporte para a sustentação científica do relatório.
The present document reflects teaching practice on Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco in the academic year of 2015/2016 that, with basis on the scientific knowledge, searches to reflect our action process as Physical Education intern teachers. Beeing capable of deepen and integrate knowledge with complex issues, develop solutions or emit information judgments, on the Physical Education domains through an internship with professional nature are our goals. Through the Report we express our experiences, knowledges and acquired skills, evidencing our main difficulties and reflections, used methodologies and reflections about all of the activities that the internship has provided us, as way of professional and personal development. The structure of the Report rests on the following chapters: teaching practice; scientific pedagogical actions, integration activities, intervening action on the school's community and other punctual activities experienced on the internship. On a first phase, some conceptual and pedagogical internship issues are transmitted, as are the goals and expectations for the internship. Here follows a contextual framework trough the characterization of the institution that welcomed us and the presentation of the classes that we were assigned for the training process. In the following chapters we report and analise, critically and reflexively the goals and used processes, advantages and disadvantages of each and every developed activity and a range of knowledge and skills acquired. The last chapter concerns the final considerations of the work that was done, presenting as well some suggestions and contributions of our academic education and posterior bibliographic references that where the support for all the scientific sustain of the Report.

Description

Keywords

Estágio pedagógico Educação física Escola Processo de ensino-aprendizagem Reflexão Teaching practice Physical education School Teaching-learning process Reflection Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License