Publication
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Correia, Fernando Luís de Sousa | |
dc.contributor.author | Ascensão, Andreia das Almas | |
dc.date.accessioned | 2016-01-20T16:00:17Z | |
dc.date.available | 2016-02-21T01:30:10Z | |
dc.date.issued | 2014-06 | |
dc.description.abstract | O presente relatório reflete o estágio pedagógico desenvolvido em contexto de Educação PréEscolar, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de S. Filipe (EB1/PE de São Filipe), mais precisamente na sala da Pré 1. O grupo de crianças tinha idades compreendidas entre os 3 e 4 anos de idade. Toda a prática pedagógica foi sustentada na metodologia de investigação-ação, recorrendo deste modo à utilização de diversas técnicas e instumentos para a recolha dos dados necessários ao desenvolvimento de toda a ação. Assim, foi possível adequar a prática às características do grupo em questão através de, nomeadamente, análise documental, observação participante, diário de bordo e registos fotográficos. Toda a prática envolveu o planeamento e desenvolvimento da ação segundo perspetivas teóricas de natureza construtivista e sócio-construtivista, encarando a criança como construtora do seu próprio conhecimento, tendo sempre em consideração os seus interesses e necessidades. Refira-se ainda que, em todas as experiências de aprendizagem, se procurou estimular o desenvolvimento das competências sociais articulando-as com todas as áreas de conteúdo e domínios preconizados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Concluiu-se deste modo o quão importante é admitir uma postura observadora, reflexiva e de colaboração em todo o processo pedagógico, uma vez que, dessa forma, é possível melhorar gradualmente o desempenho do profissional docente, e ainda, que as pedagogias participativas assumem grande importância para o desenvolvimento integral das crianças, vistas como um seres ativos, e para a construção dos seus conhecimentos. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1009 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |