Publication
Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Assomada e no Infantário Universo dos Traquinas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas | |
dc.contributor.author | Fernandes, Laura Feliciana Barreto | |
dc.date.accessioned | 2015-11-19T15:44:36Z | |
dc.date.available | 2015-11-19T15:44:36Z | |
dc.date.issued | 2015-05 | |
dc.description.abstract | O mundo da educação é um vasto universo, concomitantemente povoado por experiências práticas e pressupostos teóricos que sustentam o percurso profissional de todos os que o compõem. Como tal, a conjugação destas duas realidades são imperiosas para que a prática docente culmine no sucesso das aprendizagens das crianças e no êxito profissional. Assim sendo, o presente relatório tem como finalidade principal explanar e refletir sobre um conjunto de atividades no âmbito do meu estágio final decorrente do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado nas valências de Educação de infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças de cinco e sete anos, respetivamente. No documento é possível testemunhar a minha intervenção pedagógica nos contextos supracitados, sustentada pelos fundamentos teóricos elencados ao longo do trabalho. Tais pressupostos foram a pedra basilar de todo o meu percurso e é nos mesmos que revejo e defendo toda a minha prática. Uma vez que o estágio resultou da interligação da teoria e a prática, utilizei como metodologia transversal a investigação-ação baseada numa investigação qualitativa e em instrumentos de ação como a observação participante a partir da qual defini o meu processo investigativo em torno da questão: De que forma o trabalho cooperativo pode otimizar as aprendizagens e minimizar as características individualistas dos alunos do 2º B e crianças da Sala ‘Júpiter’ ?. Deste modo, desenvolvi uma série de atividades baseadas na aprendizagem cooperativa, e na metodologia de trabalho de projeto com o intuito de promover aprendizagens significativas. Tendo como referenciais estratégicos a diferenciação pedagógica, a participação e comunicação, que permitiram aos grupos o desenvolvimento de aprendizagens democráticas e ativas que culminaram na construção de uma educação globalizante. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/896 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_PT |
dc.subject | Trabalho cooperativo | pt_PT |
dc.subject | Diferenciação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Assomada e no Infantário Universo dos Traquinas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |