Publication
Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros
dc.contributor.advisor | Lopes, Helder Manuel Arsénio | |
dc.contributor.advisor | Cunha, Sara Isabel de Olim Andrade | |
dc.contributor.author | Medeiros, João Tiago Soares de Figueiredo Bettencourt | |
dc.date.accessioned | 2012-10-15T14:02:22Z | |
dc.date.available | 2012-10-15T14:02:22Z | |
dc.date.issued | 2012-10-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | O presente relatório pretende expor o trabalho efectuado ao longo do nosso estágio pedagógico, que se desenvolveu na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos dos Louros, no ano lectivo de 2010/2011. O núcleo de estágio da respectiva instituição educativa foi constituído por três alunos, finalistas do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo um Orientador Pedagógico e um Orientador Científico, que acompanharam todo o trabalho realizado ao longo do ano lectivo, procurando sempre potenciar o nosso desenvolvimento contínuo e integral. Através deste relatório final, iremos apresentar as diversas tarefas que realizámos neste ano lectivo, e que se encontram definidas nas linhas programáticas do estágio pedagógico. Todas estas tarefas contribuíram para a nossa formação como futuros docentes, e o conjunto de competências que adquirimos com essas tarefas serão expressas no decorrer do relatório. Também iremos referir o conjunto de mais-valias e dificuldades que encontrámos no estágio, visto que consideramos que esta análise deve ser feita, pois contribui para a nossa evolução pedagógica. Por fim, sugerimos algumas recomendações, que tenham o intuito de melhorar futuramente a nossa actuação como docentes. As diferentes actividades desenvolvidas no estágio pedagógico serão abordadas neste documento da seguinte forma: Caracterização da Escola; Prática Lectiva (Gestão do processo Ensino-Aprendizagem e Assistência a Aulas); Actividade de Intervenção na Comunidade Escolar; Actividades de Integração no Meio (Caracterização das Turmas, Estudo de Caso e Acção de Extensão Curricular); e Actividades de Natureza Científico-Pedagógica (Individual e Colectiva). Deve ser referido que estas actividades não devem ser vistas de uma forma isolada, mas sim como os meios para atingir uma determinada finalidade, que neste caso foi a nossa formação e evolução como futuros docentes da disciplina de Educação Física. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/277 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Aquisição de competências | por |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.title | Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |