Publication
A contribuição do estudo supervisionado no processo de aprendizagem da escola de referência em ensino médio de Timbaúba
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Correia, Fernando Luís de Sousa | |
| dc.contributor.advisor | Silva, Rejane Dias da | |
| dc.contributor.author | Rocha, Maria Severina Gomes Melo da | |
| dc.date.accessioned | 2016-01-25T15:54:40Z | |
| dc.date.available | 2016-02-26T01:30:10Z | |
| dc.date.issued | 2015-05-06 | |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar a prática do Estudo Supervisionado da Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba, visando verificar se há inovação pedagógica nesta prática e quais as contribuições da mesma para o processo de aprendizagem dos estudantes desta instituição de ensino. Para essa investigação utilizamos uma abordagem qualitativa, o estudo de caso etnográfico. Como procedimentos metodológicos foram utilizados registros fotográficos, entrevistas, questionários e análises de documentos. Participaram como sujeitos da pesquisa um total de 415 alunos e 12 professores. Para fundamentação teórica deste estudo, utilizamos as concepções propostas por autores de referência nas áreas de inovação pedagógica, práticas pedagógicas, aprendizagem e mudanças de paradigmas, que nos proporcionaram a discussão dos principais conceitos teóricos necessários ao desenvolvimento deste trabalho. A análise do contexto em que a prática do Estudo Supervisionado é desenvolvida, e das estratégias de aprendizagem utilizadas durante esta prática, foi realizada por meio da identificação da eficácia desta para o processo de aprendizagem dos estudantes da EREMT. Os resultados evidenciaram que a prática pedagógica desenvolvida no Estudo Supervisionado tem como principal característica inovadora a possibilidade do aluno assumir o papel de construtor ativo do seu conhecimento. As oportunidades de escolhas das atividades a serem desenvolvidas pelos aprendizes durante a realização do Estudo Supervisionado, proporciona o desenvolvimento da autonomia que favorece o enriquecimento de seu aprendizado através das ações construcionistas do aprender fazendo, que é característica importante para o ser humano na atual sociedade globalizada. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201899329 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1024 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Estudo supervisionado | pt_PT |
| dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | Etnografia | pt_PT |
| dc.subject | Autonomia | pt_PT |
| dc.subject | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | . | pt_PT |
| dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.title | A contribuição do estudo supervisionado no processo de aprendizagem da escola de referência em ensino médio de Timbaúba | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Dissertação apresentada ao Conselho Científico do Centro de Competência de Ciências Sociais da Universidade da Madeira, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação | pt_PT |
