Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorKotecki, Ana Maria França Freitas Kot
dc.contributor.authorGonçalves, Sara Liliana
dc.date.accessioned2016-09-21T11:13:21Z
dc.date.available2016-10-21T00:30:09Z
dc.date.issued2016-05
dc.description.abstractO presente relatório surge como o culminar de todo um processo pedagógico realizado, apresentando as experiências e as atividades desenvolvidas com as crianças ao longo dos estágios realizados na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e da Achada e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Lombo Segundo. As presentes intervenções decorreram entre os meses de outubro e dezembro de 2014 com as crianças da Sala dos Super Amigos, e entre abril e junho de 2015 com as crianças do 1.º Ano - A. Ao longo da prática pedagógica privilegiou-se a ação reflexiva do docente. Assim, a intervenção foi sustentada em momentos destinados à reflexão sobre a ação realizada, procurando adequar os processos de ensino-aprendizagem aos interesses e necessidades educativas das crianças. Tal possibilitou a prática da metodologia de Investigação-Ação, a qual visava a implementação de estratégias que visassem a diminuição das problemáticas delineadas. Deste modo, a questão de investigação definida na Educação Pré-Escolar foi a seguinte: De que forma é possível desenvolver competências de trabalho colaborativo em crianças da Educação Pré-Escolar?, Assim, a presente investigação tinha como objetivo primordial o desenvolvimento das capacidades sociais das crianças, contribuindo para um melhoramento dos comportamentos manifestados nos momentos destinados à concretização de trabalhos colaborativos. Por sua vez, devido às dificuldades apresentadas pelos alunos do 1º A na área curricular de Português, a questão que surgiu no 1.º Ciclo do Ensino Básico foi: De que forma é possível desenvolver competências de leitura e escrita em crianças que frequentam o primeiro ano de escolaridade?. Salienta-se que esta representou uma verdadeira bússola, uma vez que orientou todo o processo educativo, na tentativa de ampliar as competências dos alunos relativas à área em questão. Toda a ação pedagógica apresentou como objetivo tornar a criança o agente principal no seu percurso educativo.pt_PT
dc.identifier.tid201292440
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1244
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiências da educaçãopt_PT
dc.subjectInvestigação-acçãopt_PT
dc.subjectAtitude reflexivapt_PT
dc.subjectTrabalho de projetopt_PT
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_PT
dc.subjectEscola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Achadapt_PT
dc.subjectEscola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar do Lombo Segundopt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectDimensão curricularpt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectDocentept_PT
dc.subjectEstágios pedagógicospt_PT
dc.subjectRelatóriopt_PT
dc.subjectPressupostos teóricos e metodológicospt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1.º Ciclopt_PT
dc.subjectPrimeiro Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoSaraGonçalves.pdf
Size:
5.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: