Publication
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Kotecki, Ana Maria França Freitas Kot | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Sara Liliana | |
dc.date.accessioned | 2016-09-21T11:13:21Z | |
dc.date.available | 2016-10-21T00:30:09Z | |
dc.date.issued | 2016-05 | |
dc.description.abstract | O presente relatório surge como o culminar de todo um processo pedagógico realizado, apresentando as experiências e as atividades desenvolvidas com as crianças ao longo dos estágios realizados na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e da Achada e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Lombo Segundo. As presentes intervenções decorreram entre os meses de outubro e dezembro de 2014 com as crianças da Sala dos Super Amigos, e entre abril e junho de 2015 com as crianças do 1.º Ano - A. Ao longo da prática pedagógica privilegiou-se a ação reflexiva do docente. Assim, a intervenção foi sustentada em momentos destinados à reflexão sobre a ação realizada, procurando adequar os processos de ensino-aprendizagem aos interesses e necessidades educativas das crianças. Tal possibilitou a prática da metodologia de Investigação-Ação, a qual visava a implementação de estratégias que visassem a diminuição das problemáticas delineadas. Deste modo, a questão de investigação definida na Educação Pré-Escolar foi a seguinte: De que forma é possível desenvolver competências de trabalho colaborativo em crianças da Educação Pré-Escolar?, Assim, a presente investigação tinha como objetivo primordial o desenvolvimento das capacidades sociais das crianças, contribuindo para um melhoramento dos comportamentos manifestados nos momentos destinados à concretização de trabalhos colaborativos. Por sua vez, devido às dificuldades apresentadas pelos alunos do 1º A na área curricular de Português, a questão que surgiu no 1.º Ciclo do Ensino Básico foi: De que forma é possível desenvolver competências de leitura e escrita em crianças que frequentam o primeiro ano de escolaridade?. Salienta-se que esta representou uma verdadeira bússola, uma vez que orientou todo o processo educativo, na tentativa de ampliar as competências dos alunos relativas à área em questão. Toda a ação pedagógica apresentou como objetivo tornar a criança o agente principal no seu percurso educativo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201292440 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1244 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
dc.subject | Investigação-acção | pt_PT |
dc.subject | Atitude reflexiva | pt_PT |
dc.subject | Trabalho de projeto | pt_PT |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Achada | pt_PT |
dc.subject | Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar do Lombo Segundo | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Dimensão curricular | pt_PT |
dc.subject | Identidade profissional | pt_PT |
dc.subject | Docente | pt_PT |
dc.subject | Estágios pedagógicos | pt_PT |
dc.subject | Relatório | pt_PT |
dc.subject | Pressupostos teóricos e metodológicos | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Primeiro Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |