Publication
Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Correia, Fernando Luís de Sousa | |
dc.contributor.author | Pereira, Liliana Raquel Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2016-03-30T12:56:16Z | |
dc.date.available | 2016-04-30T00:30:10Z | |
dc.date.issued | 2013-10 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio pedagógico foi elaborado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Explana o desenvolvimento da prática pedagógica em duas valências: o 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado na escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré, numa sala de 2.º ano, com 23 alunos e a Educação Pré-Escolar efetivada na escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, numa sala de Pré-Escolar, com 26 crianças, ambas situadas no concelho do Funchal. Neste documento procura-se dar visibilidade ao processo vivido, que permanentemente conciliou a teoria e a prática. Este percurso foi sustentado pela metodologia de investigação-ação, assentes numa abordagem de pesquisa-açãoreflexão, encontrando-se exposto a recolha de dados relativamente aos dois contextos educativos e às particularidades das crianças. A partir destes são apresentados os percursos de intervenção pedagógica, onde se encontram expressas algumas atividades e projetos, que visam dar resposta às situações observadas, focando reflexivamente as opções metodológicas privilegiadas, as planificações, as vozes e as ações das crianças, as avaliações e as reflexões. Evidencia-se, igualmente, o trabalho desenvolvido com a comunidade educativa, que inclui diversas atividades, nas quais participaram diversos intervenientes, principalmente as crianças, os encarregados de educação e a comunidade pedagógica, fundamentando a importância da sua participação no processo educativo das crianças. O relatório termina com reflexões finais acerca do resultado da intervenção educativa efetuada em ambas as valências, compostas pelos aspetos mais pertinentes que colaboraram para o crescimento e desenvolvimento, enquanto profissional de educação. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1112 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Estágio pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira com vista à obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |