Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Rapazes e raparigas: desiguais desempenhos académicos (Caso do Arquipélago da Madeira no período compreendido entre 1994 e 2000)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Rapazes e raparigas.pdf371.94 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Após décadas de "exclusão" escolar, o género feminino começou a impor-se nos contextos educativos, ultrapassando o sexo oposto, quer quantitativa quer qualitativamente. Esta vantagem das raparigas sobre os rapazes, em termos de aproveitamento escolar e consequente prossecução dos estudos, tem vindo a acentuar se temporalmente, assumindo contornos preocupantes, bastante visíveis através das estatísticas oficiais do ensino escolar. Estas demonstram que a supremacia feminina se faz sentir não só temporalmente, mas que acresce à medida que aumentam os ciclos de estudos, atingindo o seu expoente máximo no ensino universitário. O presente trabalho, efectuado com base nos dados disponíveis relativos ao Arquipélago da Madeira, avalia de que modo este fenómeno afectou cada um dos géneros, no período compreendido entre 1994 e 2000 nos três ciclos que actualmente integram a escolaridade obrigatória. Assim, a análise dos comportamentos perfilhados por cada sexo durante estes ciclos escolares ao longo de seis anos lectivos, permite delinear o perfil evolutivo e diferencial dos percursos escolares masculinos e femininos, mormente no que concerne à progressão e abandono escolares neste espaço insular.
After decades of "exclusion" from school, the female gender has begun it impose itself in education contexts, surpassing the opposite sex, both in quantitative and qualitative terms. This advantage of the girls over the boys concerning their taking better profit from school and the consequent pursuit of studies has become accentuated temporally and has taken on worrying aspects which are made very visible by the official school education statistics. These show that female supremacy is making itself felt not only temporally but that it is increasing with the advancement of studies, reaching its maximum point in university education. The present work, based on the available data related to the Madeira Archipelago, evaluates in what way this phenomenon has affected each of the genders in the period between 1994 and 2000 in the three phases that at present comprise compulsory schooling. In this manner, the analysis of the behaviours for which profiles were drawn up, for each sex during these school phases throughout six school years, will allow us to outline the developing profile and differential of the paths followed by male and female through school, especially concerning progression and school leaving in this insular area.

Description

Keywords

Aproveitamento escolar Género Madeira (Portugal) . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Mendonça, A. (2008). Rapazes e raparigas: desiguais desempenhos académicos (Caso do Arquipélago da Madeira no período compreendido entre 1994 e 2000). In Christine Escallier e Nelson Veríssimo (Org.) Educação e cultura: Actas do II Colóquio do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e VII Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da Educação (pp. 58-71). Funchal: DCE – Universidade da Madeira

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Madeira