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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este texto tem como objectivo principal a descrição e análise das etapas do
processo de pesquisa de informação, baseada
nas etapas de Coral Collier Kuhlthau e nos skills de Michael B. Eisenberg, Doug Johnson e Robert E. BerKowitz. O aluno percorre diversas etapas, que produzem uma série de
comportamentos relevantes, que vão desde a
desordem à ordem cognitivas, ou seja, desde o
desconhecimento das técnicas de recuperação da informação ao conhecimento das mesmas, e que permitem ao aluno estudar a matéria curricular e a realização de trabalhos com facilidade e destreza, credibilidade e autenticidade, afasta-o da tentação do plágio ou do paradigma do aluno
wikipédia. É na biblioteca escolar que o aluno inicia o processo de pesquisa da informação, ou seja, a pesquisa estruturada, programada e disciplinada, quer nas fontes impressas, quer nas electrónicas. Contudo, existem ainda constrangimentos na aprendizagem do processo, uma vez que o mesmo não se encontra totalmente consolidado nos documentos vinculativos da escola, como sejam, o projecto curricular e o programa da biblioteca escolar. A biblioteca escolar carece de pessoal preparado e qualificado para implementar a conduta do trabalho colaborativo com todos os mediadores
escolares, bem como, o ensino e a aprendizagem do processo.
Description
Keywords
Processo de pesquisa da informação Bibliotecas escolares Cognição . Unidade de Documentação e Arquivo
Citation
CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, Guimarães, 10, 2010 – Políticas de informação na sociedade em rede: actas [Multimédia]. Lisboa: B.A.D., 2010.