Repository logo
 
Publication

Os saberes geográgicos construídos por alunos da Escola José Rufino: uma pesquisa etnográfica dialogando com os saberes do senso comum e os saberes científicos numa perspectiva de inovação pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha
dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Sandra
dc.contributor.authorOliveira, Maria Rita da Silva
dc.date.accessioned2017-01-06T10:21:18Z
dc.date.available2017-02-06T01:30:09Z
dc.date.issued2016-10
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo geral investigar: De que forma os saberes construídos por alunos dialogando com os saberes do senso comum e os saberes científicos contribuem para aprendizagem significativa numa perspectiva de inovação pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cariz etnográfica, por se adentrar no estudo permitindo o diagnóstico da realidade profunda. A pesquisa de campo realizou-se no lócus da pesquisa com a imersão da investigadora nesse ambiente durante nove meses. Foram utilizados diversos instrumentos da pesquisa tais como: observação participante que deu luz ao diário etnográfico no qual a investigadora fez os registros observados no campo, num diálogo e questionamentos constantes com os sujeitos, como também a entrevista e questionários individuais e em grupo com os educandos do 7º Ano A da Escola Municipal José Rufino e com a professora de geografia da referida turma na perspectiva da coleta dos dados que deram base às análises. As conclusões desta investigação apontam para inovação pedagógica na prática da professora de geografia, a mesma sem materiais de apoio apropriados, com poucos recursos didáticos, com a estrutura da sala de aula e da escola a desejar possibilita ambientes de aprendizagens diferentes onde seus alunos constroem aprendizagens significativas partindo dos conhecimentos do senso comum de forma coletiva, participativa envolvendo as outras ciências com pouco ensino e muita aprendizagem dentro e fora da sala de aula.pt_PT
dc.identifier.tid201586169
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1329
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiências da educaçãopt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectComunidadept_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectEscola José Rufinopt_PT
dc.subjectSabedoriapt_PT
dc.subjectSaberes do senso comumpt_PT
dc.subjectSaberes científicospt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectAprendizagem significativapt_PT
dc.subjectSenso comumpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleOs saberes geográgicos construídos por alunos da Escola José Rufino: uma pesquisa etnográfica dialogando com os saberes do senso comum e os saberes científicos numa perspectiva de inovação pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoRitaOliveira.pdf
Size:
1.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: